
No dia 25 de novembro, a Noesis participou noTesting Portugal 2025, a maior conferência de Testes de Software em Portugal, organizada pela PSTQB. A edição deste ano teve um carácter especial, ao assinalar 15 anos dedicados à promoção de boas práticas, certificação e evolução contínua da disciplina de Quality Assurance (QA) no ecossistema tecnológico nacional.
Como Associado Empresarial PSTQB Nível Diamond, a Noesis integrou o painel“15 Anos de Testes em Portugal! Passado, Presente e Futuro”, que reuniu representantes dos quatro parceiros deste nível — Axians, Siemens, Inetum e Noesis — numa conversa moderada por Joel Oliveira, fundador da PSTQB e atual Presidente da Assembleia Geral. O painel procurou revisitar a evolução dos testes de software desde os primeiros passos em Portugal até às práticas mais maduras e automatizadas da atualidade, projetando também as competências e os desafios que irão marcar os próximos anos.
Representando a Noesis, Paulo Carlos, Head of Quality Management CoEx, destacou a transformação profunda do papel dos testers ao longo da última década e meia. Na sua perspectiva, “deixámos de ser apenas ‘os que encontram defeitos’ para sermos uma parte central na entrega de software com confiança”.Para Paulo Carlos, o mercado português já domina práticas modernas de testes, mas continua a ser essencial ultrapassar resultados superficiais e apostar numa abordagem orientada a impacto real.
Durante a sua intervenção, Paulo Carlos destacou que a evolução de metodologias como Agile e DevOps aproximou os testes do fluxo de entrega, aumentando também a exigência sobre as equipas. Sublinhou que a Noesis tem acompanhado esta transformação de forma ativa: “Na Noesis, continuamos a acelerar esta mudança com uma oferta completa: desde manual functionaltesting, automation e quality environment management, até performance e cognitive QA, garantindo que a qualidade acompanha o negócio em velocidade máxima”.
A conversa avançou para o papel da Inteligência Artificial e da GenAI, que, segundo o Head of Quality Management CoEx, não substituem os testers, mas reforçam a necessidade de um contributo mais estratégico. Para Paulo Carlos, o futuro dos testes será “inteligente, contínuo e profundamente humano. Menos scripts, mais cérebro — é isso que nos torna verdadeiramente indispensáveis.”
Enquanto Parceiro PSTQB Nível Diamond, a Noesis continua a contribuir para a maturidade do setor, promovendo práticas de qualidade estruturadas, inovação contínua e a capacitação dos profissionais que moldam o futuro dos testes de software em Portugal.