Homem a ler notícias no tablet
20 abril 2021

A Noesis apoiou o Hackathon What The Health


In order to strengthen its connection with the academic community, Noesis sponsored the initiative of students from the University of Coimbra that linked Technology to the world of Health.

A Noesis decidiu aliar-se à Hackathon What The Health organizada por alunos de Engenharia da Universidade de Coimbra e promovida pelo IEEE EMBS UC, que decorreu durante os dias 9,10 e 11 de abril!

A Noesis entrou como parceira principal numa Hackathon única, que pretendeu unir a Saúde ao mundo da Tecnologia e onde os participantes foram desafiados a encontrar soluções tecnológicas para responder a problemas resultantes da pandemia de COVID-19.

A Hackathon arrancou com uma sessão de apresentação, em que Ricardo Rocha, o nosso Diretor de Marketing & Comunicação, apresentou a Noesis aos estudantes universitários que aceitaram participar nesta Hackathon.

Durante a iniciativa, os profissionais da Noesis, Mariana Junges e José Figueiredo, da nossa área de Low-Code Solutions, apresentaram os workshops Gestão de Projeto e Introdução ao Low-Code com OutSystems. O grande objetivo foi que os estudantes pudessem aplicar o conhecimento ao longo do desafio desenvolvido pela organização, em parceria com a Noesis.

Leandro Seixas, de Low-Code Solutions, e Mário João Silva, da nossa área de Enterprise Solutions, prestaram mentoria às equipas participantes durante o evento e Mariana Junges fez também parte do júri para avaliar os projetos a concurso.

 

De entre as soluções inovadoras apresentadas, destaque para a Plataforma Online Playground. Desenvolvida pela equipa “Zazes”, a solução que permite realizar jogos desportivos com outras pessoas, em forma de Plug-In para outras plataformas, foi a grande vencedora!

Em segundo lugar ficou a equipa “BIOPORT” com a solução Covid Conditioner, que inclui software e equipamento para monitorizar as sequelas causadas pelo impacto da infeção por COVID-19 no organismo e na saúde mental.

A equipa “Engenheiras Pupas” arrecadou o terceiro lugar com uma solução que pretende modernizar a app MySNS, adicionando as funções de contacto utente/ USL/HCP, de marcação de consultas e de atualização dos dados do paciente.

Mantendo o foco na inovação contínua da sua oferta, a Noesis tem uma constante preocupação com a investigação e sustentabilidade, apoiando iniciativas que aproximam a organização do meio académico. Ricardo Rocha, Diretor de Marketing & Comunicação da Noesis, refere que “desde o início que acreditámos e aceitámos participar na What the Health Hackathon. Vivemos tempos sem precedentes e este é o momento para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir para o desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras com real impacto na sociedade. Além disso, queremos continuar perto da comunidade académica e esta maratona tecnológica foi uma excelente oportunidade para reforçarmos a nossa colaboração com instituições e organizações do ensino superior e com os estudantes. Queremos dar os Parabéns a todos os participantes pelas soluções incríveis que desenvolveram! Durante um tão curto espaço de tempo, a inovação provou, mais uma vez, ser a solução para resolver muitos dos nossos problemas!”.