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NOESIS NOS MEDIA
09 janeiro 2020

O que procuram as marcas: Influência ou Inspiração, na Líder


Ricardo Rocha, Associate Director Marketing & Communication da Noesis, acredita que “as marcas vencedoras, de sucesso e que prevalecerão, são aquelas com um propósito bem definido, capazes de transmitir aos seus clientes, consumidores e utilizadores, um sentido de relevância que os valorize enquanto membros ativos da comunidade”.

A opinião de Ricardo Rocha no artigo “O que procuram as marcas: influência ou inspiração?” está disponível para ler na edição de dezembro da revista Líder e aqui:

O que procuram as marcas – influência ou inspiração?

A busca pelo Propósito
por Ricardo Rocha, Diretor de Marketing e Comunicação na Noesis

Com o Influence Marketing na ordem do dia, já não restam grandes dúvidas de que a reputação é um dos maiores ativos de uma marca. As marcas querem-se cada vez mais “humanizadas”, mais envolvidas com a comunidade, próximas, responsáveis… de confiança.

Conceitos como relatability são cada vez mais determinantes na construção da reputação de uma marca, o que ajuda a explicar o boom de “influenciadores” - que na verdade, sempre existiram. Afinal, o que era o referral marketing se não uma versão 1.0 do influence marketing?

Os consumidores esperam hoje, das marcas, uma atitude de compromisso e ação. Valorizam modelos de negócio que privilegiam a economia circular ou a reutilização de materiais, por exemplo. Não é por acaso que uma das mega-tendências para 2019 - The Last Straw, da Fjord Trends - era dedicada aos temas da Sustentabilidade.

As marcas vencedoras, de sucesso e que prevalecerão são aquelas com um propósito bem definido, capazes de transmitir aos seus clientes, consumidores e utilizadores um sentido de relevância, que os valorize enquanto membros ativos da comunidade.

Qual a marca que mais o(a) influenciou e qual a marca que mais o(a) inspirou? Porquê?

Sempre tive um fascínio especial por empreendedores. Mesmo antes de o empreendedorismo se tornar uma buzzword, quando eram, simplesmente, “Empresários”.
Empresários com visão, liderança, decisão e execução. Visionários, com um propósito e perseverança.
Empresários como… Belmiro de Azevedo, um homem excecional, que criou marcas que revolucionaram o mercado, em distintos setores de atividade. A Optimus foi uma dessas marcas, um underdog num lago de tubarões, orgulhosamente outsider, portuguesa, com um posicionamento bem definido, uma estratégia de marketing clara e campanhas publicitárias inspiradoras. Terão sido algumas dessas campanhas, que me levaram a querer ser marketeer.

Ricardo Rocha na Revista Líder