Homem a ler notícias no tablet
16 março 2021

Noesis no IDC Multicloud 2021


Sessão da Noesis sobre o tema “Journey to Cloud: Security & Privacy by Design” no IDC Multicloud 2021

A IDC Portugal organizou mais uma edição do maior evento de cloud computing em Portugal, o IDC Multicloud Conference 2021. Numa agenda dividida entre os dias 10 e 11 de Março, foi possível ouvir o testemunho dos grandes líderes da transformação digital em Portugal sobre temas como Multicloud Automation and Operations, Security and Privacy, Enterprise Applications Modernization & SaaS e Edge Computing.

O ano de 2020 ficou marcado pela aceleração dos processos de transformação digital devido aos impactos da pandemia Covid-19.  A valorização das soluções de segurança e Cloud, agora, mais do que nunca, são um fator comum no plano de decisão das organizações. A Cloud deixou de ser uma opção e tornou-se num ‘must have’, que qualquer empresa deve considerar para cumprir o objetivo de visualizar corretamente as suas infraestruturas através de uma Multicloud sem atrito e híbrida.

A Noesis não podia deixar de estar presente no IDC Multicloud 2021, como reforço da sua aposta e know-how no que toca às soluções de infraestrutura de IT. José Gomes, IT Operations, Cloud & Security Associate Director na Noesis, foi um dos speakers do evento numa sessão sobre Cloud Journey, onde abordou o papel da cloud no aumento da resiliência das infraestruturas digitais. José Gomes, apresentou as novas capacidades tecnológicas que marcam a indústria 4.0, e que permitem proporcionar uma experiência simples e imersiva ao consumidor, sendo a Cloud uma delas - como forma de acelerar a incorporação de inovação e do time-to-market. 

O Cloud mindset permite mais eficiência operacional, estratégias de investimento otimizadas e um aumento da flexibilidade e escalabilidade. Mas qual o caminho a fazer para chegar até essas soluções de cloud? Foi esse o ponto central da sessão de José Gomes – “Journey to Cloud”. Apresentamos-lhe alguns dos tópicos chave para a sua jornada para a cloud com base na visão Security & Privacy by Design da Noesis: 

- Serviços cloud-oriented: apoio à crescente mudança para os ambientes Multicloud, controlo dos acessos às infraestruturas e implementação de soluções inteligentes que monitorizem todos os tipos de ameaças (externas e internas)

- Mecanismos Compliance e Auditing: segurança das aplicações e dos dados garantida com a implementação de processos de certificação dos cloud providers

- Data Governance: capacidade de garantir o cumprimento das políticas de segurança end-to-end

- Digital Identity: integração de todos os mecanismos de autenticação e de gestão dos aprovisionamentos de forma integrada e segura

- Cybersecurity Managed Services: serviços 24/7 com talentos qualificados e tecnologias de ponta que neutralizem as ameaças

- Next-Gen CyberSecurity: soluções que incorporam inteligência artificial e algoritmos de auto-aprendizagem para a deteção de vulnerabilidades, com a integração dos diferentes touchpoints do negócio. 

Os ambientes de IT estão cada vez mais complexos e heterogéneos, por isso é fundamental que as organizações se foquem no ‘back to the basis’ e avaliem os seus ecossistemas de IT. A capacitação estruturada com tecnologias e serviços de ponta é a solução para garantir a privacidade e salvaguardar a ciber-exposição. A aposta em cloud representa o investimento em maior eficiência dos serviços, menor esforço na gestão de sistemas dispersos e variados, consolidação das equipas associadas à gestão das tecnologias da informação e uma redução do esforço na gestão das infraestruturas.

“Os dados são o novo óleo do século XXI, a Cloud é mobilizadora de todos estes dados e as duas coisas andarão 'hand in hand' para que tenhamos um bom impacto político, social, ambiental e económico” – Vanda de Jesus, Executive Director – Portugal Digital