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08 junho 2025

Quality at Scale: novo relatório da IDC e Noesis destaca tendências para 2025–2026


Novo relatório expõe os principais desafios e oportunidades da entrega moderna de aplicações na região EMEA

Apenas 8% das empresas na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) possuem práticas consolidadas e integradas que assegurem a qualidade na entrega de software em larga escala. Esta é uma das conclusões da mais recente edição do InfoBriefQuality at Scale: Excellence in an App-Centric World, 2025–2026”, desenvolvido pela IDC, líder global em estudos de mercado, em parceria com a Noesis, consultora tecnológica internacional.

Com base nas respostas de mais de 700 organizações, o estudo destaca limitações estruturais que comprometem a agilidade e eficiência da entrega de software. Entre os principais obstáculos identificados estão a dívida técnica acumulada, o backlog crescente e a escassez de competências especializadas—fatores que impactam negativamente a capacidade de inovação e resposta ao negócio.

O relatório apresenta casos de sucesso reais, como o da Canon Europe, que conseguiu melhorar a qualidade dos dados e reduzir a dívida técnica através da consolidação do ecossistema de aplicações e da implementação de um sistema de gestão da qualidade. Outro exemplo é o de uma instituição financeira de referência em Portugal, que adotou uma abordagem de Platform Engineering para criar um ambiente modular e escalável para o desenvolvimento de aplicações críticas.

Alguns destaques relevantes no estudo:

  • 64% das organizações demoram até 3 semanas para implementar alterações simples.

  • Apenas 37% do tempo de desenvolvimento é dedicado a novas funcionalidades.

  • Só 9% afirmam ter capacidades unificadas de engenharia de aplicações.

 

Para ultrapassar estes desafios, a IDC e a Noesis recomendam a adoção de práticas modernas como DevOps, entrega contínua e automação de pipelines. No entanto, o relatório aponta que 63% das organizações ainda possuem níveis baixos de automação, e menos de 40% aplicam práticas de Continuous Delivery.

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) surge como um catalisador estratégico, já utilizada ou planeada por muitas organizações em áreas como testes, documentação, automação de pipelines e modernização de código. A qualidade é apontada como o principal benefício da sua aplicação.

Para 2025, a integração de ferramentas, a orquestração de lançamentos, a observabilidade, a segurança embutida e a automação de testes estão entre as principais prioridades para melhorar a maturidade operacional das equipas.

📥 Para saber tudo em pormenor, aceda ao relatório completo aqui::https://shorturl.at/iN9gn