Homem a ler notícias no tablet
23 setembro 2020

Noesis no Qlik Analytics Tour 2020


Saiba tudo sobre a participação da Noesis no Qlik Analytics Tour Portugal.

A Noesis marcou presença no Qlik Analytics Tour Portugal organizado pela Qlik desta vez em formato digital. O foco de abordagem do evento foi dedicado à importância da democratização dos dados e a importância da informação na melhoria da performance dos negócios.

O evento contou com uma agenda preenchida e com a participação de diversos oradores e parceiros, a sessão de abertura foi liderada pelo Territory Sales Manager da Qlik em Portugal, Fran Rodriguez, que abordou o desafio que o analytics representa para muitas empresas. A falta de organização no volume de dados leva a uma perda de potencial e de resultados.

É nesse sentido que a Qlik apresenta soluções de análise e gestão de dados que oferecem uma visão periférica da informação, conjugada com o alcance generalizado e com acesso a insights. Isso significa que os utilizadores conseguem explorar os dados sem limites e dessa forma retirar conclusões que permitam tomar melhor decisões que potenciem os seus negócios. 

Na mesma sessão, Renato Vieira, Solution Architect da Qlik, apresentou uma demo do produto. Entre as várias ferramentas disponibilizadas pela Qlik, foram demonstradas duas em particular: o Qlik Sense® e o Qlik Catalog™.

 - Qlik Sense®: um mecanismo de análise de dados, baseado em cloud, que centraliza todas as informações num Dashboard; permite criar várias áreas de acesso (pessoal, gerida pela organização e partilhada); e conta um motor associativo e um motor cognitivo únicos, que são uma referência para uma nova geração de análise de dados.

 - Qlik Catalog™: um catálogo que inclui indicadores de dados e KPI's já predefinidos, que podem ser rapidamente implementados.

A sessão seguinte contou com a Customer Story do Turismo de Portugal, cliente da Noesis, que representa um caso de sucesso da utilização dos produtos da Qlik. O projeto do Turismo de Portugal, apresentado pelo Diretor Coordenador da Direção de Gestão e Conhecimento, Sérgio Guerreiro, tem como missão estática a providência de informação certa às pessoas certas, no momento certo através de uma plataforma que reúne estatísticas, análises de mercado e tendências da atividade turística em Portugal – o TravelBI.

O principal objetivo deste projeto é ajudar as empresas no setor do turismo, que sofreram várias represálias com a situação pandémica atual, a obter informações seguras que lhes permitam preparar a nova realidade que vão enfrentar. A aposta tem sido o alargamento das fontes de informação e a transformação dos produtos oferecidos, de modo a que os dados passem a ser o fator referência na tomada de decisão em momentos críticos. 

Como conclusões da jornada que o Turismo de Portugal tem feito no Business Intelligence, foi destacada a necessidade de definir uma estratégia e identificar a necessidade de dados, transformar os dados em insights e manter o engagement da equipa. 



Apresentação Turismo de Portugal

Projeto do Turismo de Portugal por Sérgio Guerreiro

 

Para além do caso de sucesso do Turismo de Portugal, foi apresentada a Customer Story do Grupo Ferpinta que também recorreu à plataforma da Qlik com o objetivo de potencializar o seu fluxo de informação. O resultado foi a melhoria da perceção externa e o aumento da motivação interna. 

 

Virtual Booth Noesis
Stand virtual Noesis

 

A Noesis teve um virtual booth no evento, com diversos conteúdos como:
 - AI & Machine Learning Data Pipelines 
 - Case Study  ABBVIE – Fazer Download
 - Case Study Medinfar – Fazer Download 
 - Ebook Data Stream Pipelines – Fazer Download 
 - Electricity Demand Forecasting and Notification System 
 - Predictive Asset Management – Fazer Download

O evento terminou com um top 5 de favoritos em Cloud da Qlik apresentado pelo Vice President, Product Marketing Data Analytics Qlik, Josh Good. 

 

Conheça a nossa área de Data Analytics & AI

 

Veja ou reveja a sessão do Turismo de Portugal

 

Qlik Analytics Tour 2020