Luzes e Tecnologia
NOESIS NOS MEDIA
11 fevereiro 2022

Data Literacy, a Chave para o Futuro dos Dados


Será que todas as organizações já aprenderam este “idioma”?

Por Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director na Noesis
 
Ao longo dos últimos anos, os dados têm se tornado cada vez mais essenciais no desenvolvimento do negócio das empresas. Desta forma, torna-se cada vez mais premente que o mundo organizacional dê sentido aos dados e encontre a relevância entre o “ruído” e manancial de dados disponibilizado pelos diversos sistemas, no seu ecossistema tecnológico.
 
Atualmente, os dados ocupam o centro do palco e a receita para o sucesso está diretamente relacionada com a capacidade para os tratar, interpretar e extrair informação relevante dos mesmos.
 
Mas então, o que quer dizer Data Literacy?
 
Data Literacy é, por definição, a capacidade de aceder, ler, interpretar e demonstrar os insights descobertos e, posteriormente, agir e tomar decisões com base nos mesmos. No atual ecossistema organizacional, as grandes empresas deixaram de ser as únicas a ter capacidade de criar grandes repositórios de informação, nomeadamente data lakes ou real time analytics. Estes são conceitos cada vez mais democratizados, felizmente, colocados à disposição das organizações, independentemente do seu sector de atividade ou dimensão.
 
Com a massificação da cloud, a grande maioria das organizações consegue, nos dias de hoje, de forma mais fácil e acessível, ter acesso a mais informação. A verdade é que esta acessibilidade crescente aos dados coloca um novo desafio no seio das empresas, a capacidade de análise e de interpretação desses mesmos dados.
 
Sem qualquer dúvida, podemos dizer que os dados são a nova linguagem dos negócios, mas a questão que se coloca é a seguinte: será que todas as organizações já aprenderam este “idioma”?
Não, necessariamente.
 
Segundo a Forrester, 60 a 73% dos dados corporativos não chegam a ser analisados e menos de 10% das empresas são consideradas data-centric, o que ilustra de forma bem significativa todo o potencial que ainda não é aproveitado pelas organizações. Por outro lado, as maiores empresas do mundo e aquelas com maior revenue são empresas data-centric, isto quer assim dizer, que existe um fosso crescente entre as empresas mais sofisticadas no que toca à análise de dados e a generalidade das organizações. Há, portanto, um grande potencial de evolução, e um enorme esforço a fazer no que toca ao tema da literacia de dados.  Este caminho está também identificado nas principais trends e previsões desta área. Estima-se que até 2023, 80% das empresas irão investir em data literacy.
 
Neste sentido, e para que as organizações entendam o caminho a fazer no tema da análise e da literacia de dados, devem colocar a si mesmas as seguintes questões:
 
1. Confia nos dados disponíveis na sua organização? Se não, porquê?
 
2. Faz as perguntas corretas sobre os seus dados?
 
3. Os seus executivos ainda tomam decisões baseadas em good feelings e intuição?
 
4. Tem uma cultura empresarial onde os colaboradores, de diferentes departamentos, se sentem confortáveis em “desafiar” os executivos, com base em dados?
 
A verdade é que, nos dias de hoje, as organizações, apesar de terem acesso aos dados, não apresentam uma cultura em literacia de dados. Num estudo realizado pela Qlik, foi identificado que apenas 24% dos decisores de negócios se sentem confortáveis com uma utilização eficaz dos dados dentro das suas organizações; 32% dos executivos C-level são classificados como data driven e, por fim, apesar de 92% afirmarem que é realmente necessário este conhecimento dos dados, somente 17% sentem que podem, efetivamente, trabalhar com os mesmos.
 
Os benefícios de tirar partido dos dados e da correta interpretação dos mesmos, são evidentes:
 
1. Informação mais rápida e acessível
Com uma correta utilização dos dados, a organização tem acesso a todo o tipo de informação de forma imediata e em tempo real.
 
2. Melhor capacidade na tomada de decisões
O processo de tomada de decisão, ao incluir mais informações, baseadas nos dados disponíveis, será mais suportado em factos e menos intuitivo, proporcionando melhores decisões…e melhores resultados.
 
3. Vantagem Competitiva
A utilização correta dos dados acrescenta uma vantagem competitiva, na medida em que o processo de tomada de decisão é mais rápido, face à concorrência.
 
4. Maior engagement dos colaboradores
Os dados, ao estarem disponíveis a todos os colaboradores e diferentes áreas funcionais da empresa, poderá proporcionar uma maior engagament entre os mesmos, maior conhecimento do negócio e, consequentemente, melhores resultados organizacionais.
 
Em suma, Data Literacy será determinante no futuro e no sucesso das organizações. Atualmente, já não basta ter dados e a capacidade instalada para os extrair, tratar e disponibilizar. É necessário ir além da tecnologia e fomentar uma verdadeira cultura data-centric, capacitar as equipas para a interpretação de toda a informação recolhida e disponibilizada. Torna-se necessário assumir que, neste momento, vivemos num contexto de iliteracia de dados, um cenário que urge mudar. O caminho passa por dar conhecimento e capacitar os seus recursos humanos. Os dados já não podem ser um exclusivo dos departamentos de TI, mas sim algo acessível a toda organização.
 
Publicado em Ntech.news