Luzes e Tecnologia
NOESIS NOS MEDIA
16 abril 2021

Como manter a sua empresa atrativa nas redes sociais? , in RH Magazine


Employer Branding e redes sociais? A combinação perfeita para reter talentos e dar a conhecer a cultura da empresa. Saiba mais na entrevista de Teresa Lopes Gândara à RH Magazine.

Por Teresa Lopes Gândara, Human Capital Director na Noesis
 

Não há como negar que, numa altura em que as empresas necessitam de se manter atrativas, o papel do employer branding torna-se impreterível. Se o digital é agora o meio onde tudo acontece, como podem as empresas explorar as redes sociais para atrair, selecionar e reter talento?

 
As redes sociais são ferramentas que permitem envolver colaboradores e atrair novos talentos, pelo que a presença de uma marca nestas plataformas é uma alavanca no que respeita à estratégia de employer branding.
 
Estas ferramentas servem o seu propósito enquanto instrumentos de pesquisa por parte de candidatos, e enquanto plataformas de divulgação de vários tipos de conteúdo por parte das empresas. E não é só – hoje em dia, as redes sociais são usadas nos processos de recrutamento como uma base para a avaliação de fatores psicológicos e psicoafetivos, e das soft skills dos candidatos.
 
A RHmagazine foi falar com a Glintt, Noesis, Mind Source e El Corte Inglês para perceber de que forma estas organizações usam as redes sociais para refletir o ambiente e a cultura da empresa, para atrair, selecionar e reter talento, e que tipo de conteúdos é divulgado com vista a uma estratégia eficaz de employer branding.
 
 
As redes sociais enquanto espelho da empresa
 
Principalmente numa altura em que as medidas de combate à pandemia impossibilitam as visitas às instalações de uma empresa, torna-se ainda mais necessário que os canais digitais, como as redes sociais, revelem aos possíveis candidatos e futuros colaboradores a cultura e o ambiente organizacional.
 
Na Noesis, a estratégia de employer branding e recruitment marketing passa exatamente por refletir a cultura, o ambiente, a visão e a missão da empresa nas redes sociais. «Uma cultura interna saudável é a base para podermos ser uma love brand e uma marca atrativa no mercado, para novos talentos, mas também para clientes.» Teresa Lopes Gândara, Human Capital Director na Noesis, acredita que não há ninguém melhor para ajudar a promover a cultura e o ambiente que se vive na organização do que os próprios talentos da empresa. Assim, a Noesis escolhe partilhar nas suas redes sociais as iniciativas que desenvolvem interna e externamente no âmbito da valorização de uma força de trabalho diversificada e inclusiva; disto são exemplo a celebração do Pride Month, do Dia das Mulheres, e de Raparigas na Ciência, iniciativas que pretendem refletir os valores e o compromisso social da empresa.
 
 
Atrair, selecionar e reter através das redes sociais
 
Não restam dúvidas de que atualmente as redes sociais são essenciais para a retenção, seleção e atração de talento. São ferramentas que podem tornar os processos de recrutamento mais rápidos, mais económicos e eficazes.
 
A rede social LinkedIn, uma das maiores redes laborais atualmente, é utilizada pelas empresas não só como plataforma de divulgação de anúncios de emprego, como também de pesquisa de candidatos e triagem. As redes sociais podem efetivamente ser um trunfo no que respeita à conexão com o público e ao alcance da mensagem, à construção de uma marca e à identificação de candidatos com perfis de talento diversificados – e tudo isto pode ser possível sem o aumento de custos para as empresas.
 
E se as redes sociais desempenham um papel de importância indiscutível no que respeita à atração de talento, também se revelam de grande valor para a retenção e para a construção de uma boa imagem interior. «Sabemos que os nossos targets utilizam redes sociais, na sua grande maioria, e sabemos mesmo quais são as redes sociais mais utilizadas pelos nossos talentos e pelos nossos candidatos. Por isso, é fundamental definir e implementar estratégias de employer branding que contemplem estes canais de comunicação, tendo em conta os dados que temos.» Teresa Lopes Gândara explica-nos de que forma as redes sociais revelam o seu valor a nível da retenção de talentos na Noesis: «Em termos de retenção, um dos nossos objetivos é dar voz aos nossos talentos nas nossas redes sociais, quer através da promoção de artigos da sua autoria, quer através da sua participação em workshops, palestras e talks, organizados internamente ou externamente, e também através das iniciativas criadas especificamente para as redes sociais, cujo foco está na partilha da sua experiência e dia a dia na organização. Acreditamos que esta é uma boa forma de valorizarmos os nossos profissionais, de melhorarmos o engagement dos colaboradores com a organização e a sua motivação, contribuindo também para dinamizar a cultura da organização.» E acrescenta: «São os nossos talentos que nos ajudam a desenvolver a nossa proposta de valor enquanto empregadores (employee value proposition) e a posicionar-nos como empresa atrativa para novos talentos.»
 
 
Que conteúdos podem e devem ser divulgados?
 
Para uma estratégia eficaz de employer branding nas redes sociais – e num mercado cada vez mais competitivo –, o conteúdo divulgado tem de ser pensado e deve estar a par das tendências do meio digital.
 
Já Teresa Lopes Gândara fala-nos de um formato de conteúdo que está sem dúvida no pódio dos preferidos dos utilizadores das redes sociais: o vídeo. «O vídeo é um dos tipos de conteúdo com maior potencial e também com melhores níveis de engagement e recetividade nas redes sociais. É uma excelente forma de humanizar a marca e criar uma maior ligação emocional com o público, permitindo-nos divulgar a cultura e o ambiente que se vive na organização, quer nos nossos escritórios, quer nos eventos internos que organizamos. São também o formato ideal para apresentarmos o “Lado B” dos nossos talentos. O dia a dia na Noesis, a relação entre colegas e equipas, e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são alguns dos temas em destaque e que permitem a um candidato conhecer melhor a organização», revela a profissional.
 
Além do vídeo, a Noesis aposta ainda na partilha das sessões do programa de formação de talentos Noesis Academy; dos fóruns online organizados; de artigos de opinião e artigos do blog da empresa, escritos pelos colaboradores; e de Open Days e meetups organizados em conjunto com a comunidade académica – estes são alguns dos conteúdos que fazem parte do plano de publicações e da estratégia de employer branding da Noesis.
 
 
Redes sociais enquanto instrumentos de recrutamento
 
As empresas recorrem maioritariamente ao LinkedIn como ferramenta auxiliar no recrutamento, uma vez que a rede social permite não só a divulgação de anúncios por parte das empresas, mas também a “autopromoção” por parte dos candidatos, sem limites geográficos.
 
No caso do setor tecnológico, Teresa Lopes Gândara relembra que há uma grande dinâmica no que diz respeito à captação de talento perante a situação atual, o que pode dar origem a alguns desafios no recrutamento. Neste setor, a capacidade para atrair a pessoa certa para o lugar certo é fundamental. «As redes sociais apresentam-se como um excelente canal nos processos de recrutamento. Primeiro, permitem-nos comunicar a nossa cultura, através da partilha dos nossos valores e das experiências dos nossos talentos e, segundo, possibilitam-nos a comunicação de oportunidades profissionais. A comunicação destas oportunidades é feita maioritariamente através do Linkedin e a publicação é feita pelos nossos próprios IT Recruiters. Este conteúdo é criado tendo em conta uma imagem coerente e as descrições procuram ser claras e apelativas. Hoje em dia, as redes sociais são o nosso principal canal de divulgação de oportunidades e uma das principais fontes de receção de candidaturas», revela a Human Capital Director da Noesis. Nas redes, a empresa toma o cuidado de otimizar as descrições das oportunidades de emprego de modo a serem facilmente rastreáveis pelos motores de busca, e de utilizar hashtags que ajudem a promover os anúncios de emprego.

 
Boas práticas nas redes sociais com vista a uma estratégia eficaz de employer branding
 
Com a ajuda de Susana Sardinha, Teresa Lopes Gândara, Rui Reis e Joana Santos, a RHmagazine reuniu um conjunto de boas práticas nas redes sociais para as empresas que pretendem melhorar a sua presença online:
 
 - Trabalhar o planeamento, a recorrência e a relevância dos conteúdos, e não publicar por publicar;

 - Definir uma estratégia de employer branding nas redes sociais com base nos dados disponíveis sobre o target, tendo em conta o que o público-alvo utiliza e o tipo de conteúdo que privilegia;
 - Publicar conteúdo de acordo com a proposta de valor – se, por exemplo, a formação e progressão de carreira faz parte da EVP, então esses serão os pontos a evidenciar no conteúdo;
 - Manter as redes sociais atualizadas e publicar com regularidade, mas sem cair em excessos;
 - Elaborar uma estratégia de conteúdos que deve ter em conta a especificidade e características técnicas de cada rede social, e princípios como a clareza, o rigor e a criatividade;
 - Ter um recurso especializado e dedicado às redes sociais;
 - Revelar o dia a dia da empresa e da cultura organizacional com fotos, vídeos, ou qualquer outro tipo de conteúdo que seja eficaz (o que está hoje em voga pode não estar amanhã);
 - Apostar numa boa gestão da comunidade – a estratégia nas redes sociais nunca termina com a publicação de um post, pelo que é necessário fomentar a interação, estar atento/a às menções feitas sobre a empresa e estar a par dos temas com maior impacto e das tendências para o negócio em questão;
 - Dar voz aos talentos (mas sem esquecer os temas relacionados com RGPD) e evitar o conteúdo impessoal, por forma a trabalhar o employer branding;
 - Medir os resultados, utilizando as ferramentas de monitorização online disponíveis;
 - Afinar a estratégia consoante os resultados;
 - Procurar estar atualizado/a quanto às tendências da criação de conteúdo e de novas plataformas digitais;
 - Apostar numa estratégia de storytelling, através da criação de conteúdo impactante, baseado em narrativas humanas, pessoais e personalizadas;
 - Utilizar as boas práticas de SEO para potenciar e otimizar as publicações;
 - Manter a coerência entre o que os candidatos leem e veem sobre a empresa no online e o que poderão encontrar aquando da integração nos quadros da organização.
 

Artigo publicado em RH Magazine

Como manter a sua empresa atrativa nas redes sociais?
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