Homem a ler notícias no tablet
Events
11 janeiro 2023

Noesis apoia Projeto Gira no Bairro


A Noesis foi conhecer o Projeto Gira no Bairro, que reúne agentes da PSP e jovens de um bairro social de Oeiras, na Esquadra de Caxias. A visita contou com a apresentação de um workshop e oferta de equipamento informático.

Boas práticas na utilização da Internet” foi o tema do workshop apresentado pela equipa de Business Information Technology (BIT), da Noesis, às crianças que integram o projeto idealizado pela Associação Mundos de Papel.
 
Um dos principais objetivos educativos desta associação é melhorar a literacia digital destas crianças, e a Noesis contou com uma das suas equipas para responder ao desafio. Paulo Pina, Pedro Esteves e Renato Alves, da nossa equipa de BIT, prepararam e apresentaram o workshop que visou dar alguns conselhos às crianças, ávidas utilizadoras de novas tecnologias e redes sociais. Cuidados a ter na utilização de redes WiFi públicas, criação de passwords seguras, proteção de dados pessoais, utilização segura de redes sociais e jogos online, atenção às fake news e como combater o cyberbullying foram os temas principais do workshop que contou ainda com um quiz, onde as crianças provaram estar atentas à formação.

 

Para melhorar o acesso destas crianças ao mundo digital, a Noesis fez ainda a doação de 7 portáteis e de material escolar.

 

De acordo com Ana Luísa Santos, coordenadora do projeto, “são estas parcerias que fazem toda a diferença”.
 
O Projeto Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade – E8G é um projeto promovido pela Secretaria de Estado da Igualdade e Migrações, pelo Alto-Comissariado para as Migrações/Programa Escolhas e é cofinanciado pelo PO ISE (Lisboa), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. Tem como finalidade o potenciamento do papel de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, no mundo individual e social, minimizando fatores de risco e promovendo inclusão e coesão social. Um dos objetivos do projeto é também o de combater preconceitos. Os agentes da PSP ajudam as crianças a ler, a estudar e participam em inúmeras atividades.
 
Let’s make the world a better place!