Homem a ler notícias no tablet
NEWS
10 julho 2022

Noesis apoia Expedição a Marrocos para estudar as Cigarras e o impacto das alterações climáticas


Esta expedição teve como grande objetivo compreender a luta da sustentabilidade das cigarras no norte de África

The Final Cries of the Unheard Moroccan Cicadas” é o nome do projeto, iniciado em 2018 e com a liderança de Gonçalo Costa. Uma viagem que arrancou em junho pelo Médio Atlas de Marrocos para (re)descobrir espécies de cigarras marroquinas, e também partilhar novos conhecimentos sobre a fauna do lugar.
 
 
Com os patrocínios da Noesis e do MUHNAC (Museu de História Natural e da Ciência), e também com o apoio das várias comunidades locais, a equipa conduziu uma intensa investigação durante os 12 dias nas cordilheiras marroquinas, enfrentando as intempéries e os diversos desafios relacionados com a investigação. 

O resultado foi um sucesso, com o mapeamento de, pelo menos, 10 novas espécies, novos entendimentos da fauna das cigarras pelo país e novas descobertas para a Ciência. Também trouxe a possibilidade da realização de novas oportunidades no Futuro para projetos em Marrocos. 

Muitos dos esforços da expedição têm sido relacionados com a conservação destas cigarras marroquinas. Nos estudos de Gonçalo Costa foram levantadas questões relacionadas com a sustentabilidade da espécie animal e verificou-se que existe uma forte pressão fulminante sobre o habitat das cigarras. Quer pela desertificação acelerada das várias alterações climáticas, mas também pelo sobrepastoreio, sobretudo de gado caprino. 

Podes saber mais notícias no projeto The Final Cries e no blog do Gonçalo J. Costa, assim como no seu perfil oficial da National Geographic.