Homem a ler notícias no tablet
NEWS
17 maio 2023

Noesis apoia Hackathon da Junitec TecStorm’23 – A Step into the Future


A equipa vencedora na área de Conectividade contou com a mentoria da Noesis nesta edição do TecStorm’23

A Noesis apoiou TecStorm’23, a hackathon organizada pela Junitec, a nior Empresa do Instituto Superior Técnico, que foi considerada este ano a melhor junior empresa na Europa.

Durante meses de preparação, a Noesis providenciou mentoria às equipas de jovens estudantes participantes na maratona tecnológica, famosa por apoiar o empreendedorismo jovem e o desenvolvimento de ideias capazes de gerar impacto na sociedade.

A iniciativa contou com 111 participantes na final. Desde o início do ano, as equipas têm estado a desenvolver as suas ideias durantes as três fases – Ideation, Mentorship e Final. A conclusão dos projetos e a seleção dos vencedores aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de abril.

 

Márcio Carvalho, de DevOps & Automation e Olga Carvalho de IT Operations, Cloud & Security, ajudaram as equipas a definir ideias e a estruturar os projetos e soluções. O resultado foi um sucesso e uma das equipas atingiu a vitória.

A equipa vencedora, sob a mentoria do Márcio Carvalho foi a Santri, reconhecida com um prémio na categoria de Conectividade.

A Noesis falou com a equipa que confessou que “a premiação pelo TecStorm representa um reconhecimento da nossa dedicação, resiliência e espírito de mudança. Ver um projeto tão nosso a ganhar brilho e valor quando partilhado com os outros assume um orgulho quase tão grande como responsabilidade.

Miguel Lopes e a Mariana Martins, alunos da FEUP (Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto e criadores da equipa Santri, adiantaram mesmo que foram “bombardeados (num muito bom sentido), com imenso feedback e conhecimento do mais alto nível sobre como dar ainda mais vida real ao nosso projeto. Neste momento, o nosso foco reside sobretudo em analisar ao máximo todos os contributos e aplicá-los no nosso projeto, para que possa crescer ainda mais.”

Segundo Márcio Carvalho, esta distinção vem salientar, ainda mais, a importância de eventos como o TecStorm, onde os participantes, sejam eles de formação base de engenharia ou não, ficam logo com a importância da ligação entre negócio e as tecnologias de informação.” O profissional da área de DevOps & Automation considera que estes eventos “são importantes para o setor das TI porque os participantes são “obrigados” a olhar para diferentes componentes, a nível de negócio e a nível de tecnologias.” Além disso, “como muitos destes participantes acabam por integrar o mercado das TI, na minha opinião, terão outra visão e maturidade, sendo uma vantagem em relação a alguém que apenas aprendeu a programar bem.”

 

As equipas vencedoras desta edição 2023 do TecStorm foram as seguintes:

- Saúde: DoseIt, um dispensador de medicamentos prático e inovador que torna a gestão dos fármacos simples e sem preocupações!

- Conectividade: Santri, uma app que permite manter o contacto entre os idosos e os seus familiares.

- Energias: Watr, an eco-friendly solution for water conservation. water saves the shower's cold water by redirecting it to your toilet's reservoir effortlessly. Shower greener, today!

- Fintech: LegalAid, acesso à justiça para todas as empresas.

 

Aguardamos a próxima edição do TecStorm ansiosamente!