Homem a ler notícias no tablet
NEWS
15 fevereiro 2023

Noesis no IDC Future Scape 2023


Descubra como vão as Organizações se Adaptar ao Complexo Cenário Geopolítico de 2023

Foi sob o mote “Liderar um Negócio Digital Durante Tempestades de Disrupção” que a IDC deu início à sua agenda de eventos de tecnologias de informação. Este primeiro evento, IDC Future Scape 2023, juntou Organizações Digital-First, de setores diversos, para se discutir, sob a visão de especialistas, como se poderão, estas últimas, adaptar ao complexo cenário geopolítico que assola os próximos anos, onde a criação de valor passará pela utilização eficaz das tecnologias inovadoras e rápida evolução.

A Noesis assumiu o papel de patrocinador Platinum do IDC Future Scape 2023, contribuindo com a sua visão mais abrangente do mercado, tanto à escala nacional como internacional.

Previsões IDC 2023: Líderes Globais Focados na Tecnologia para Prosperar

Os resultados do Inquérito Global, realizado pela IDC, a cerca de 400 CEO, em 2022, serviram como ponto de partida para a agenda do IDC Future Scape. Estes resultados deram enfoque a uma crescente importância do Digital aquando da definição da estratégia de negócio, para a maioria das empresas líderes mundiais.

Desde o crescimento dos gastos em tecnologia digital, que se prevê em 2023, para o estabelecimento de uma base para a excelência operacional, diferenciação competitiva e crescimento a longo prazo das Organizações, a uma maioria das empresas nacionais a investir mais em Transformação Digital, prevê-se também uma redefinição de prioridades de investimento. Destas prioridades destacam-se áreas como Data Analytics, Security, Risck & Compliance e Automation & Integration.

Noesis: “Uma época áurea de aposta nas TI”

A participação da Noesis no IDC Future Scape ficou marcada por dois momentos: a realização de uma sondagem sobre “Qual o principal desafio dos negócios em 2023?” e o segundo referente ao painel, organizado pela Noesis, que reuniu clientes de diversos setores para partilharem a sua estratégia de TI para 2023.

Desde especialistas a diretores, foram 240 os que “se fizeram ouvir” e participaram na sondagem realizada pela Noesis, seja através das plataformas digitais ou presencialmente, durante o evento. De entre as possibilidades, foi o tema Cibersegurança que reuniu mais votos, obtendo 33% da totalidade. Já as opções retenção de talentos e explosão da inteligência artificial posicionam-se, no meio da contagem, apenas com quatro pontos percentuais de distância, 31% e 27%, respetivamente. Finalmente, sustentabilidade foi considerado como sendo o maior desafio, para os negócios, somente para 9% dos participantes.

Vive-se “Uma época áurea de aposta nas TI”, começa por referir Nelson Pereira, Administrador e CTO da Noesis, que se juntou aos especialistas de empresas como Fidelidade, Millennium BCP e, no setor Público, a eSPap. Sob moderação do Vice Presidente e Country Manager da IDC, Gabriel Coimbra, falou-se sobre as perspetivas de investimento na tecnologias para estas Organizações, ao longo do ano, bem como as respetivas áreas e os maiores desafios associados. Veja agora a discussão do painel de excelência:

Powered by Noesis: Moderador: Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager, IDC | Nelson Pereira, Administrador e CTO, Noesis| Manuel Pinto, Direção de Sistemas de Informação (DSI), Tranquilidade | Teresa Girbal, Vice-Presidente, eSPap | Nuno Reis, IT Director - Architecture & Transformation + Data & Insights, Millennium BCP