Homem a ler notícias no tablet
NEWS
27 abril 2022

A Noesis patrocinou o Technovation Girls Portugal


A Noesis ofereceu um curso de programação na plataforma App Inventor às #teamnoesis kids que se inscreveram.

Com a participação de mais de 120 países, o Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica e tem o grande objetivo de capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes na área de STEM (Science, Technology, Engineering e Math) e a tornarem-se líderes, criadoras e solucionadoras de problemas. 
 
As equipas tinham a missão de identificar um problema na comunidade e desenvolver uma solução tecnológica através da construção de uma app ou com recurso a IA.
 
A Noesis foi a concurso com duas equipas, constituídas por familiares de talentos da Noesis: #teamnoesis kids e The Musician tech Girls.
 
A #teamnoesis kids, no escalão 8 a 12 anos, é constituída pelas meninas Sofia, Maria Ana, Patrícia, Eva, e Manuela, e contou com o apoio das mentoras Erika Seixas, da nossa área de Quality Management, Carolina Oliveira, da nossa área de Low-Code Solutions, e Ana Nunes, da nossa área de Professional Services, para desenvolver a app Andorinhas Verdes. 
 
Esta solução pretende promover a reciclagem e a consciência ambiental, permitindo ao utilizador obter pontos sempre que realizar uma ação de reciclagem ou entregar um brinquedo à Associação BrincaPé.
 
The Musician tech Girls, no escalão de 13 a 15 anos, desenvolveu uma aplicação que tem como grande objetivo fomentar a higiene oral.
 
O apoio a esta iniciativa teve como grande objetivo fomentar o interesse das raparigas pelo mundo IT e o objetivo foi claramente cumprido.
 
De acordo com as participantes, “foi espetacular ter a oportunidade de fazer novas amigas e partilhar e trocar ideias que podem contribuir para um mundo melhor. Participar no curso App Inventor da HappyCode permitiu-nos desenvolver a nossa app e as funcionalidades que tínhamos planeado. Foi uma ótima experiência e, definitivamente gostávamos de aprender mais sobre o mundo IT.”
 
Os projetos foram já submetidos e ficamos agora a aguardar novidades sobre a avaliação do júri internacional.