Homem a ler notícias no tablet
15 setembro 2020

Noesis no NextStep 2020


Saiba tudo sobre a participação da Noesis no maior evento de Low-Code a nível mundial

Terminou mais uma edição do NextStep 2020. Este ano maior evento de Low-Code a nível mundial teve como principal novidade a transição para o mundo virtual, adaptando o formato às circunstâncias extraordinárias que a pandemia e o “novo normal” impõem. A transição para o virtual foi igualmente uma oportunidade para reforçar a aposta no conteúdo e para levar mais conhecimento, insights e partilha de experiências a mais pessoas.

A nova dinâmica apresentada pela OutSystems passou por um evento único à escala global repartido em três time zones Americas (EDT), EMEA (CEST) e APAC (SGT). Com mais de 50 sessões e 30 horas de conteúdo exclusivo, os participantes embarcaram nesta experiência assistindo a diferentes sessões consoante os seus objetivos e níveis de experiência – Keynotes, Tech Tracks, OutSystems In Real Life, Introduction to OutSystems, OutSystems Adoption Best Practices.

A Noesis, Premium Sponsor do evento, elevou a fasquia sob o mote- Low-Code for Higher Possibilities. No stand da Noesis, os participantes puderam conhecer a caminhada da Noesis no Low-Code e a parceria de mais de 10 anos com a OutSystems. Com uma estratégia focada no conteúdo e partilha de histórias, os visitantes puderam conhecer diversos casos de sucesso de clientes da Noesis, consultar artigos escritos por experts e ainda descobrir White Papers sobre DevOps, Infraestrutura e a ferramenta de testes automáticos – o ntx ®.

 

 Noesis booth

Virtual Booth da Noesis

 

A Noesis está a oferecer 6 provas de conceito para desenvolvimento de aplicações em OutSystems.  -  Submeta a sua ideia para uma app AQUI

Dia 1

 

O evento começou com o anúncio dos vencedores do Innovation Awards 2020. Foi com orgulho que a Noesis viu, pela 13ª vez, um cliente ser reconhecido com um prémio, desta vez na categoria Enterprise Transformation! Conheça aqui todos os vencedores aqui.

Como habitual no NextStep, Paulo Rosado, CEO da OutSystems, abriu o evento com a apresentação dos principais números da empresa que conta com mais de 1,400 clientes, realçando a crescente importância da comunidade de developers que cresceu mais de 90% (!!!) assim como o ecossistema de parceiros de mais de 300 parceiros que ajudam os clientes a alcançar os seus objetivos de negócio.

 

Paulo Rosado

Sessão de abertura com Paulo Rosado

 

A sessão de abertura contou ainda com Gonçalo Gaiolas, VP of Product da OutSystems, que trouxe alguns avanços na plataforma que prometem tornar a o ciclo de desenvolvimento do produto ainda mais rápido.

1. OutSystems “Builders” - Permitir que os programadores construam aplicações rapidamente, com uma forte componente visual.

_Workflow Builder -  permite o mapeamento visual de processos de negócios complexos e a criação automatizada de aplicações de alto desempenho com base no fluxo de trabalho.

_Experience Builder - permite que os developers criem protótipos de aplicações móveis, que potenciam padrões e fluxos comuns e transformam-nos em aplicações prontas para entrar em produtivo.

_Integration Builder – permite integrar dados com outros sistemas existentes, como SAP e Salesforce, garantindo que as integrações sejam rápidas e fáceis de implementar, ao mesmo tempo que são seguras e escaláveis.

 

workflow builder

Gonçalo Gaiolas a apresentar o Workflow builder

 

Outra das novidades foi a ferramenta AI Assist - com o objetivo de tornar os developers até 100x mais rápidos, a OutSystems incluiu a inteligência artificial (AI) na sua plataforma para automatizar, orientar e validar o desenvolvimento e o ciclo de vida das aplicações. O AI Assist permite uma entrega mais rápida de aplicações de alta performance.

2. Building Applications “Right”- Desenvolver rápido e melhor.

_Architecture Dashboard - para ajudar o IT a visualizar e implementar arquiteturas complexas  criadas com OutSystems e identificar problemas desde o início do ciclo de desenvolvimento do produto.

_AppShield - uma ferramenta que é integrada automaticamente durante a implementação para proteger as aplicações contra malware, rejeição de código e adulteração.

3. Building Applications for the Future - Ajudar os clientes desenvolver aplicações modernas, capazes de acompanhar a evolução das organizações mudam e a introdução de novas tecnologias.

_TrueChange - IA para ajudar os developers a verificar bugs, erros de arquitetura e a analisar as mudanças nas dependências de componentes e aplicações, fornecendo um modelo de governance, arquitetura e até monitorizar o desempenho em tempo real.

_Machine Learning Builder - os developers podem criar facilmente aplicações costumizadas e personalizadas através da inteligência artificial. Por exemplo, através da análise do comportamento dos clientes para melhorar as experiências de um chatbot.

Entre as cerca de 20 sessões, as temáticas que mais buzz criaram na comunidade foram a introdução da Inteligência Artificial e Machine Learning na plataforma, assim como algumas melhorias da interface gráfica com o anúncio do novo ‘Dark Mode’.

Destacamos ainda a sessão patrocinada pela Noesis - Integration with no Boundaries’ - apresentada por Juan Ramirez e Francisco Carvalho da OutSystems, e que teve como objetivo apoiar developers a integrar de forma visual e simples o API REST, utilizar o OutSystems Forge e até mesmo aproveitar as vantagens da extensibilidade do C#.

 

Integration with No Boudaries

Sessão 'Integration with no Boundaries'

 

Dia 2

O segundo dia presenteou os visitantes com cerca de 30 sessões! A Keynote de abertura ficou a cargo de Paul Vincent, Research Director da Gartner, que apresentou alguns dados de mercado sobre a importância do Low-Code e o futuro da tecnologia. Reconhecendo que o desenvolvimento de software é ainda bastante manual, através do código, a tendência de adoção vai evoluindo como esperado. Quando questionados sobre o principal driver para a adoção de Low-Code, 76% dos inquiridos apresentou a Produtividade como a principal razão, sendo o menor ‘time-to-market’ e a automatização de processo de negócios os seguintes motivos com (67% e 63%).Também 76% dos participantes do estudo admitiram que a difusão do Low-Code se estende a toda a organização e não é aplicada em áreas de negócio específicas. Para finalizar, Paul revelou que o mercado olha para o Low-Code como uma aposta de segurança e de usabilidade e que as funcionalidades de Cloud são um fator chave na perceção de benefícios por parte dos utilizadores.

 

Keynote Gartner

Keynote com Paul Vincent da Gartner

 

As restantes sessões focaram-se em diversos na agilidade e volor que a plataforma da OutSystems e o Low-Code trazem para o mundo dos negócios. Foram também destacadas algumas funcionalidades apresentadas no dia anterior, como a AppShield ou o Machine Learning Builder.

Por fim, destacamos a sessão ‘OutSystems Meets DevOps’, patrocinada pela Noesis e apresentada por Paulo Fernandes e Iikka Salmi da OS, que se focou no ciclo de vida as aplicações (ALM) e as potencialidades em DevOps que os utilizadores podem experienciar com a plataforma. A sessão tocou em vários tópicos, desde software testing a Quality Assurance, mas acima de tudo demonstrou que DevOps é uma mudança de cultura que ajuda a acelerar o ciclo de vida das aplicações.

 

DevOps

Paulo Fernandes a apresentar a sessão 'OutSystems Meets DevOps'

 

Terminou assim mais uma edição do NextStep, esta especial e virtual. Para concluir esta viagem de dois dias de Low-Code com a Outsystems, deixamos uma das frases fortes da Keynote de Paulo Rosado - Build it Fast, Build it Right, Build for the Future!

 

Conheça a nossa área de Low-Code Solutions

 

Nexstep Day One Corpo