Luzes e Tecnologia
NOESIS NOS MEDIA
31 dezembro 2022

Três Desafios de Recursos Humanos nas TI para 2023


O Futuro dos Recursos Humanos está Intrinsecamente Associado à Evolução Tecnológica

Por Teresa Lopes Gândara, Human Capital Director na Noesis 

A forma como trabalhamos e interagimos com a tecnologia mudou drasticamente nos últimos anos. Hoje, a tecnologia impulsiona a forma como comunicamos e colaboramos, mas sobretudo como vivemos o nosso quotidiano. Aceder de imediato a uma elevada quantidade de informação e partilhar ideias com os outros é algo a que já nos habituámos.

A verdade é que, ao mesmo tempo, o mundo das tecnologias de informação também está a sofrer uma enorme transformação e evolução. A mudança é parte integrante do mercado e todos temos de nos adaptar rapidamente. O mundo laboral sofreu acentuadas alterações, desde a forma de trabalhar, passando pelas diferentes necessidades dos trabalhadores, até às reorganizações estruturais do negócio.  

Estamos a entrar numa Era em que os Recursos Humanos tradicionais, como é o caso dos escritórios, devem ser pensados como espaços colaborativos e não espaços individuais para os colaboradores. Para sobreviver no mundo digital, as organizações procuram, cada vez mais, formas de racionalizar as operações e processos, tornando-se mais eficientes, rentáveis e ágeis. Estas ferramentas tecnológicas podem ter um impacto significativo no ambiente de trabalho e na experiência dos colaboradores, se utilizadas corretamente.

Neste sentido, o futuro dos Recursos Humanos está intrinsecamente associado à evolução tecnológica, seja através de uma liderança colaborativa com as equipas, modelos de trabalho flexíveis ou inteligência artificial na análise de desempenho dos colaboradores.

Identifico três desafios de Recursos Humanos no setor das Tecnologias de Informação para 2023:

1 – A Proliferação dos Modelos de Trabalho Híbridos

Uma das mudanças mais significativas que a pandemia da Covid-19 teve na sociedade foi, sem sombra de dúvidas, o aumento do teletrabalho. No entanto, revela-se fundamental, para qualquer organização, maximizar os benefícios do trabalho híbrido e minimizar os impactos da mudança. Criar uma cultura de trabalho híbrida não é tarefa fácil, é necessário envolver tutoria, formação, e apoio aos colaboradores espalhados por múltiplas localizações geográficas e com diferentes necessidades.

Com a transformação digital, os colaboradores podem agora trabalhar remotamente enquanto permanecem ligados às suas equipas, proporcionando a melhor experiência a estes mesmos colaboradores.

A tecnologia de RH existe agora para ajudar as organizações a racionalizar os seus processos, tornarem-se mais ágeis e a adaptarem-se à Era do trabalho híbrido.

2 – Analise de Dados e Inteligência Artificial

Em 2023 e nos próximos anos, a análise de dados alimentada pela Inteligência Artificial será aplicada em vários aspetos da gestão de recursos humanos. A análise de dados e os relatórios ajudarão os RH a tornarem-se mais informados e objetivos no futuro. Por exemplo, plataformas analíticas habilitadas pela Inteligência Artificial podem ajudar a identificar as tendências de recrutamento de profissionais, do gozo de férias dos colaboradores, aqueles que estão em risco de deixar a empresa, entre outras informações. Uma utilização atempada dos dados irá certamente ajudar os RH e a liderança a tomar decisões estratégicas que poderão mitigar potenciais riscos.

3 – HR Systems são o Futuro do Trabalho

Atualmente, os colaboradores estão mais ligados do que nunca e esperam que os seus líderes e diretores acompanhem a evolução das suas necessidades. A fim de satisfazer esta procura, as organizações estão a implementar sistemas e soluções de gestão do capital humano (HCM), cada vez mais colaborativas. Estas soluções não só ajudam a gerir os talentos à distância, como também medem e melhoram a produtividade dos colaboradores, o espírito de equipa, entre outros.

A utilização destas ferramentas de RH tornou-se hoje uma norma, uma vez que permite aos profissionais da área aceder aos dados dos colaboradores em tempo real a partir de qualquer lugar, a qualquer hora e tomar decisões credíveis devidamente informadas.

São fornecidas aos colaboradores soluções de RH de auto-serviço que lhes dê experiência e lhes permita realizar os seus trabalhos de forma mais eficiente e eficaz, construindo uma força de trabalho altamente produtiva e empenhada.

 

Publicado em Exame