Por Ricardo Rocha, US Managing Director & Head of Global Marketing na Noesis
Quando pensávamos que 2022 ia ser o ano do regresso à “normalidade”, após um longo período atípico devido ao surgimento da pandemia da Covid-19, pois bem, enganámo-nos. No segundo mês do ano deparámo-nos com a invasão da Rússia, ao seu país vizinho, Ucrânia, o que impactou todos os sectores da sociedade, incluindo, naturalmente, o Marketing.
Organizações como a Apple, a Volkswagen, o Spotify, a Disney e entre muitas outras decidiram abandonar a Rússia, de forma a marcarem uma posição, perante o contexto e aos seus consumidores. Actualmente, as marcas estão cada vez mais “expostas” à sociedade e o tempo das marcas “neutras”, alheias ao contexto social, político ou económico que as rodeia, já lá vai! De acordo com o estudo da InPress Porter Novelli, 76% dos consumidores percebem quando uma empresa age de forma contrária aos valores em que acreditam, enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior que produtos e serviços.
O ano de 2022 foi sem dúvida intenso na comunicação digital. Os dados e a inteligência artificial continuam a revelar-se factores determinantes para a tomada de decisão, para a melhoria da customer experience e cada vez mais determinantes no Marketing.
Em 2023 prevemos, por um lado, o contínuo crescimento do ecossistema digital e de novas aplicações que permitam uma maior aproximação dos públicos às organizações.
Neste sentido, identifico três tendências de Marketing fundamentais para as organizações não ficarem para trás em 2023.
1. O propósito
As marcas devem ter um propósito nas suas acções de comunicação, quer isto dizer, devem proporcionar valor significativo e promover impactos positivos na sociedade. As pessoas procuram, cada vez mais, relações próximas, profundas e pessoais com as marcas e, para isso, a comunicação tem de ter, imperativamente, um propósito claro para que os consumidores, sejam naturalmente impactados e envolvidos.
As novas gerações, especialmente a Geração Z, são mais conscientes relativamente à forma como o mercado funciona. Hoje em dia, o consumidor não se preocupa apenas com o produto ou serviço que quer adquirir, preocupa-se também com o impacto que a marca tem no mundo.
2. Novas estratégias de SEO
O SEO continuará a ser uma tendência importante no marketing em 2023. Assistimos a uma das mais importantes mudanças, da última década, na indústria de SEO. Com o crescimento da pesquisa móvel e de voz, os utilizadores estão a mudar a forma como são utilizados os motores de busca, como o Google. Neste sentido, ser o número um nas páginas de resultados dos motores de busca já não é necessariamente o principal objectivo para uma marca. Torna-se urgente repensar a forma como podemos utilizar estratégias de SEO em prol dos nossos conteúdos e da nossa organização.
3. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial continuará a ser incontornável em 2023. Uma das tendências “silenciosas” do marketing nos últimos anos tem sido a integração da Inteligência Artificial em quase todos os canais de marketing. Os algoritmos determinam os posts nas redes sociais com que se envolve, os resultados de pesquisa que vê e até os anúncios que lhes são apresentados. A IA está a tornar o marketing mais inteligente, ligando os consumidores aos produtos e às mensagens corretas.
As organizações estão a evoluir e a transformar-se a uma velocidade alucinante, por isso, é essencial que as equipas de Marketing e Comunicação se mantenham a par das últimas tendências para que estejam em posição de se adaptar rapidamente a novas realidades do mercado e às necessidades dos seus consumidores.
Publicado em Marketeer