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08 fevereiro 2024

Employer Branding Conference’24: a importância de uma EVP capaz de atrair e reter talentos


Um evento que pretende ajudar as empresas a desenvolverem estratégias de sucesso de Employer Branding

Com a necessidade cada vez maior e mais desafiante das empresas em atrair novos colaboradores e reter os seus talentos, a Talent Portugal, uma organização que estabelece a ligação entre as empresas e os candidatos, criou a Employer Branding Conference, o maior evento deste tema em Portugal, com o objetivo de abordar questões como a cultura e o DNA das entidades empregadoras.

Foi junto às margens do rio Tejo, no dia 30 de janeiro, no Museu do Oriente, que se realizou a quarta edição desta conferência, um evento que contou com o patrocínio e presença da Noesis e que juntou mais de 100 entidades – empresas e instituições de ensino superior –, dando-nos a conhecer as melhores práticas que as organizações podem adotar para desenvolverem um melhor local de trabalho e promover uma cultura única.

O evento focou-se em três temas principais: as ações de marketing na atração e retenção de talentos, a importância da existência de uma equipa dedicada a People&Culture, de forma a fortalecer a marca empregadora, e a apresentação de case studies. Desde a criação de uma Employee Value Proposition (EVP) estruturada e consistente, que deve acompanhar toda a jornada do colaborador, até à partilha e implementação de todas as medidas definidas, há um longo caminho a ser construído e que deve corresponder às expetativas dos talentos.

Atualmente, existem outras preocupações além do salário. Questões como a cultura organizacional, os valores da empresa, o ambiente de trabalho, as oportunidades de progressão de carreira e desenvolvimento profissional, o worklife balance, a flexibilidade laboral, o teletrabalho, o apoio familiar e o cuidado com a saúde mental, os benefícios, a diversidade e inclusão, tornaram-se fatores diferenciadores e relevantes na hora de escolher as empresas onde os candidatos desejam trabalhar.

Por isso, é cada vez mais importante haver um maior investimento na área de Employer Branding. O segredo é partilhar a estratégia à escala da organização e motivar todas as equipas, incluindo as chefias, a trabalhar em conjunto para marcar a diferença e trazer os melhores talentos para a empresa, colmatando assim a dificuldade em atrair novos candidatos.

Com o mote “The beginning of a journey together”, a Talent Portugal afirma que os departamentos de People&Culture e Employer Branding estão a crescer e a transformar-se em áreas estratégicas para todas as organizações.