Homem a ler notícias no tablet
28 abril 2021

Noesis apoia ShiftAPPens 2021


A Noesis apoia Hackathon organizada pelos alunos da Universidade de Coimbra, mantendo a proximidade com a comunidade académica.

A Noesis decidiu aliar-se à Hackathon ShiftAPPens 2021, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Informática, da Associação Académica de Coimbra, e pela jeKnowledge, a júnior empresa da Universidade de Coimbra, que decorreu entre 16 e 18 de abril! A 7ª edição da hackathon foi especial por se realizar pela primeira vez em “sweatpants”, totalmente online.

Durante 3 dias, os mais de 90 participantes foram desafiados a desenvolver integralmente um produto inovador, software ou hardware.

Durante a iniciativa, José Figueiredo, da nossa área de Low-Code Solutions, apresentou um workshop de Introdução ao Low-Code com OutSystems. O grande objetivo foi que os estudantes pudessem aplicar o conhecimento ao longo do desafio.

As soluções inovadoras foram muitas, no entanto o pódio foi ocupado pelas equipas: Omnisleep, que ficou em primeiro lugar, Tike&Mereza, em segundo lugar e Sound Stack, que ocupou o terceiro lugar.

A equipa https://shiftappens.com/apostou no desenvolvimento de um projeto desenvolvido em Python que, com o auxílio de soundscapes - paisagens sonoras geradas de acordo com cada situação -, permite maximizar a tranquilidade do utilizador e facilitar um sono completo e livre de problemas. A solução utiliza algoritmos criativos para sintetizar paisagens sonoras realistas, cancelar ruídos exteriores e criar experiências que optimizam o conforto do utilizador.

A equipa Tike&Mereza criou um produto web que visa relacionar a cor com a música. O projeto criado, usando tecnologia react, possibilita que o utilizador veja as cores presentes nos seus álbuns favoritos e que explore o espetro de cores de qualquer álbum que considere interessante.

A equipa Sound Stack criou uma aplicação mobile que permite a qualquer utilizador partilhar as suas samples musicais com a comunidade, assim como agregar diversas amostras de música de outros utilizadores de modo a ser possível construir uma música com base em samples guardadas nesta biblioteca.

Ricardo Rocha, diretor de Marketing & Comunicação da Noesis, congratulou a organização pela iniciativa. “Queremos continuar próximos do meio académico e acreditamos que este tipo de eventos são a melhor forma de estarmos perto dos estudantes universitários e de incentivarmos o desenvolvimento de soluções com impacto muito positivo na sociedade. Iniciativas como estas contarão sempre com o apoio incondicional da Noesis que, nos últimos anos, tem vindo a desenvolver uma estreita relação com a comunidade académica."

Conheça aqui o nosso impacto social!