O Lisbon BI Forum reuniu os melhores especialistas em Business Intelligence para partilhar conhecimentos, tendências, novidades e projeções em Advanced Analytics, Big Data, AI e Machine Learning. Esta foi a primeira edição do evento organizado pela Noesis, em conjunto com a Qlik.
A correta gestão de dados e a analítica preditiva foram os caminhos apontados para melhorar o desempenho das organizações e acelerar a transformação digital.
A primeira edição do evento contou com a participação especial de Nuno Pacheco, Business Intelligence Director da Noesis, Gabriel Coimbra, Country Manager Portugal da IDC, Filippo Lambiente, Presales da Cloudera, e Renato Vieira, Solutions Architect da Qlik Portugal.
Nuno Pacheco – Abriu a sessão, evidenciando algumas das tendências em Business Intelligence, como Machine Learning e Inteligência Artificial, que integram já as soluções da Noesis.
Gabriel Coimbra – Partilhou as previsões da IDC para o mercado de global analytics e gestão de informação, destacando três tendências: incorporação de Machine Learning e Inteligência Artificial; novas interfaces de comunicação com o cliente, com a voz a afirmar-se; e massificação destas tecnologias através da cloud.
A IDC prevê que, no próximo ano, metade das grandes empresas mundiais venha a gerar novas receitas a partir da comercialização de insights e métricas obtidos através da análise de dados. A partir de 2019, os assistentes digitais automatizados deverão melhorar em quatro vezes a produtividade das organizações.
Filippo Lambiente – Realçou a importância de ter dados estruturados na tomada de decisões. A cloud, o código aberto (open source) e o Machine Learning vieram dar resposta ao crescente volume dos dados provenientes de múltiplas fontes e ao elevado custo de processamento e armazenamento.
A Cloudera incorpora tecnologia de Machine Learning e Analytics, assegurando a “transformação de dados complexos em insights claros para o negócio”. A parceria com a Qlik permite tornar os dados inteligíveis e acessíveis aos utilizadores empresariais.
Renato Vieira – Apresentou o roadmap para 2020, tendo por base a inteligência coletiva nas organizações, e evidenciou a importância da visualização que permite interpretar o valor dos dados “Seeing is believing”.
O evento contou ainda com um roundtable sobre os benefícios das ferramentas de BI na melhoria da tomada de decisão. Carla Alves, responsável pela Direção de Informação de Gestão & BI da Ageas Portugal, Fernando Lourenço, da Direção de Planeamento Central para área FOOD da Trivalor, e João Alves, Diretor de Sistemas de Informação / CIO da ALD Automotive Portugal, participaram num debate moderado por Carlos Jerónimo, Diretor Comercial da Qlik.
Fernando Lourenço partilhou o caso de sucesso da Trivalor. Para poder conhecer melhor o cliente e gerir toda a informação que se encontrava dispersa, a empresa escolheu a Qlik. Hoje, “após um trabalho estreito com a equipa da Noesis”, a empresa dispõe de “informação de qualidade”, disponibilizada com o tempo necessário à tomada da decisão correta. “Não podemos deixar de olhar para o passado, mas temos de olhar para o presente e perceber qual vai ser o futuro. A previsão é fundamental para perceber como vai ser o negócio dentro dos próximos meses”, referiu o responsável da Trivalor.
A Ageas de Portugal tem utilizado a plataforma QlikView. A plataforma tem sido “o motor” da transformação digital da organização, garantiu Carla Alves, adiantando que o grupo está a “evoluir para o Qlik Sense, porque temos utilizadores muito mais exigentes e que querem explorar cada vez mais as soluções”. Em breve, a Ageas Portugal quer adotar um modelo mais preditivo para "antecipar, reinventar, inovar, e ter vantagem competitiva”.
A ALD Automotive escolheu a Noesis e a Qlik para “tomar decisões mais acertadas com base nos dados”, conseguindo, em “tempo recorde”, integrar os dados numa única plataforma, com impacto a nível da “melhoria do serviço e da eficiência operacional”, destacou João Alves.
Luís Gonçalves, Business Intelligence Manager da Noesis, dinamizou o workshop de BI que encerrou o evento, apresentando a solução Qlik Sense, demonstrando a potencialidade desta plataforma na análise de grandes quantidades de dados e na criação de histórias interativas para apresentar estes dados.
Na opinião de Luís Gonçalves, tem vindo a assistir-se a “uma mudança acelerada no mercado em direção a soluções end-to-end de gestão e transformação da informação”.
O evento, que contou com a IT Insight como media partner, afirmou-se também como uma verdadeira plataforma de networking para os mais de 250 profissionais que marcaram presença no Lisbon BI Forum.
Leia aqui o artigo da IT Insight