Homem a ler notícias no tablet
28 dezembro 2020

2020 - Um Ano de Desafios


Em 2020 fomos colocados à prova. A nossa capacidade de adaptação, de trabalho e de resiliência foi levada ao limite. Terminamos este ano com um sentimento de dever cumprido... e com muita vontade que 2021 chegue rápido.

Marcámos o arranque do ano junto dos nossos parceiros, como já é tradição. Estivemos no Building the Future, no Global Partner Event da OutSystems, no Celosphere da Celonis, no Microsoft Inspire e no TIBCO NOW.

Com a IDC, estivemos nos principais eventos do setor, no IDC FutureScape, no IDC Future of Digital Infrastructure, no IDC Directions e ainda no IDC Chief Data Officer.
Estivemos uma vez mais no NextStep, desta vez em formato virtual, no Qlik Analytics Tour e no EuroStar Conference, o evento #1 na Europa sobre Quality Management.  
O grande evento sobre Data & AI, voltou a realizar-se, desta vez, com um novo nome - Lisbon Data & AI Forum - e transmitido a partir de um estúdio de televisão e em direto no YouTube e no Linkedin.  

Building the Future 3
IDC Futurescape 2020 LDAIF 2020 overview

Bem antes da pandemia, a nossa aposta nos webinares e eventos digitais já era uma realidade e, logo em janeiro, falámos sobre as soluções de Assinatura Digital da OneSpan. Estivemos também com a TIBCO no webinar Integration-as-a-Service, abordámos a Automação de Testes em 2 webinares, transmitidos para Holanda, Portugal e Brasil, não esquecemos os temas da Cibersegurança, com a Darktrace, estivemos com a OutSystems, na Holanda, a criar uma app em menos de 30 minutos, com a Qlik no webinar Empowering your Data e apresentámos a nossa expertise sobre Customer Experience ao mercado. Estivemos ainda nos webinares do NEST, sobre Customer Service no Turismo, numa iniciativa conjunta com a Microsoft.
Também em Espanha, realizámos webinares conjuntos com a Altia sobre Cibersegurança, Quality Management e participámos também no ECAI 2020, o principal evento Europeu de Inteligência Artificial. 

Integration as a service
OutSystems NL live overview
Customer experience live session overview

Este foi também um ano de aposta na criação de conteúdos relevantes. Lançámos as Data Analytics Sessions, as Remote Workspace Sessions e um conjunto de vídeos sobre a nossa oferta de Low-Code Solutions.
Publicámos 9 whitepapers sobre OutSystems IaaS e Test Automation em OutSystems, Customer Journey nos Seguros, as 5 tendências tecnológicas do novo normal, Data Stream Pipelines entre outros.
Publicámos 14 Case Studies – afinal, partilhar os nossos projetos de sucesso é a melhor forma de mostrarmos as nossas valências ao mercado – contámos como implementámos um ecossistema para gestão preventiva e evolutiva da infraestrutura do cliente, testes funcionais automatizados com recurso a IA no setor do Retalho, partilhámos os projetos desenvolvidos em clientes como a KRAMP, LINEAS e Medinfar, entre outros.

Data Analytics Sessions
Remote workspace sessions Low Code for higher possibilities

A aposta na ligação à comunidade académica continua a ser um dos pilares estratégicos da Noesis. Fomos conhecer talentos no Build Brighter Futures, nos Pitch Bootcamp e em várias feiras de emprego. Apoiámos o CityHack do Instituto Politécnico de Tomar, realizámos a Campus Edition do Lisbon Data & AI Forum com a NOVA IMS, falámos de Segurança na Internet e apoiámos o TEDx da Universidade de Lisboa.
Participámos no roadshow da TecStorm e fomos parceiros da Data Hackathon do grupo Super Bock.
Os nossos Open Days transformaram-se em eventos online com a presença de estudantes universitários de diferentes pontos do país.

Build Brighter Futures Job shops

2020 voltou a ser um ano de reconhecimento, da qualidade da nossa entrega e da excelência dos nossos projetos. Atingimos o estatuto de platinum partner da Darktrace, Elite Solution Provider da Qlik, Gold Partner da Celonis, Elite Partner e Global Innovation Partner of the Year da TIBCO.
Conquistámos o nosso 13º Innovation Award, da OutSystems, a App MyWorten, desenvolvida pela Noesis, foi vencedora dos Portugal Digital Awards, conquistámos, pelo terceiro ano consecutivo, um Sitecore Experience Award e estamos na final dos European Software Testing Awards. A capacidade de inovação da Noesis foi também reconhecida pela ANI, com a atribuição do estatuto de idoneidade para I&D.

Darktrace Platinum Partner Sitecore Experience Award

Nos meios de comunicação social em Portugal, tivemos mais de 150 notícias publicadas em mais de 50 meios de comunicação diferentes. Somos um player de referência no mercado e a opinião dos nossos especialistas é, cada vez mais, valorizada.

Entre as muitas referências, lançámos um projeto especial sobre a Noesis, com a TSF, apresentámos as nossas previsões para 2020 na Exame Informática, abordámos os efeitos da pandemia para o setor, no Jornal Económico, o seu impacto nos Professional Services e abordámos  o “novo normal”, na Computer World. Na TSF falámos sobre os novos desafios da Noesis e nos mais diferentes meios abordámos temas como a importância dos dados, Teletrabalho e Cibersegurança, Workplace Solutions, Automação como solução, Customer Experience e a transformação digital da Banca, Reduzir custos e agilizar processos com EAI, Low-Code para organizações mais ágeis ou como se tornar um top testing expert. Participámos ainda no especial da Human Resources Portugal e escrevemos sobre o B2B nos novos tempos, na Marketeer.

Por fim, não esquecemos a nossa iNoesis, que em 2020 teve mais uma edição, onde a entrevista com Tino Fernandéz e a integração com a Altia estiveram em destaque. 

iNoesis JE Nelson Pereira media
Computer World Alexandre Rosa Human Resources Portugal

E porque a #teamNoesis está no centro do nosso sucesso, o contexto de pandemia levou-nos a procurar novas formas de comunicação interna, lançámos as iniciativas #stayhome, com dicas diversas para o confinamento e #StayConnected, com inúmeros workshops e uma newsletter semanal. Continuámos a dar a conhecer o “lado B” dos nossos talentos, numa altura em que somos já mais de 900, a destacar a importância de boas práticas de segurança e a desafiar a criatividade de todos, em diversos passatempos.

Ao longo do ano, destacámos iniciativas que fazem a diferença e assinalámos algumas datas marcantes na área da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, promovendo valores que contribuem de forma crucial para uma sociedade mais inclusiva

Celebrámos os 25 anos da Noesis e todos os sucessos do ano no tradicional Evento de Natal, este ano em formato online, mas com a boa disposição de sempre.

International Women Day 2020 Christmas Event

Desejamos que 2021 chegue rapidamente e que possamos deixar para trás este ano atípico, com a esperança de que no próximo ano possamos voltar a estar juntos!
  
Desejamos a todos Boas Festas e Feliz Ano Novo com a Noesis!