“Este projeto demonstrou que a Agile Platform cumpre a sua promessa. Conseguimos ver as melhorias a ocorrer diante dos nossos olhos durante o desenvolvimento. Desde o avanço no desempenho até à melhoria da navegação e novas funcionalidades, temos agora um sistema que está realmente a trabalhar para nós!”
João da Câmara Manoel
CIO | APS

Desafio

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) é uma associação sem fins lucrativos que reúne as companhias de seguros e resseguros que operam no mercado português. A atividade da APS está naturalmente alicerçada nas suas associadas e os seus principais objetivos exigem um trabalho de proximidade com todas as elas e com os intervenientes do setor segurador em geral.

Nesse sentido, a APS dispõe de um Portal concebido para se afirmar como um dos pontos de contacto preferenciais com todos os interlocutores externos da APS, mas também para o público em geral através da internet. Adicionalmente pretende ser a ferramenta de eleição dos colaboradores internos para facilitar, orientar e agilizar as diferentes atividades e responsabilidades diárias.

Com o objetivo de acompanhar as mudanças de requisitos de negócio, a Associação Portuguesa de Seguradores necessitava evoluir o seu Portal, construído originalmente com uma primeira versão da Agile Platform da OutSystems. Com o tempo e o aumento de carga de utilização e de dados, o Portal da APS foi acumulando alguns sinais de desatualização informática, que se fizeram sentir em particular na velocidade de resposta do sistema e na consequente quebra de usabilidade e produtividade das tarefas afetadas.

 

Solução

De forma a realinhar o Portal de acordo com as novas necessidades de negócio, aumentando o seu desempenho e usabilidade e dando efetivamente uma nova vida à aplicação, a equipa de OutSystems da NOESIS identificou um conjunto de áreas onde poderiam ser implementadas melhorias funcionais e técnicas.

A participação da NOESIS concretizou-se assim através de duas intervenções distintas:

- A execução de uma auditoria, que abrangeu as componentes aplicacionais e as componentes de infraestrutura existentes e que permitiu identificar as áreas do Portal com problemas mais críticos

- A implementação de um conjunto de melhorias classificadas como prioritárias, selecionadas especificamente por se revelarem como as que maior impacto poderiam ter na experiência diária dos utilizadores e no funcionamento geral do Portal em particular e da Agile Platform da OutSystems em geral

As áreas selecionadas cobriram a totalidade das grandes secções funcionais disponíveis no Portal:

 -  Gestão de Contactos, identificado como um dos módulos mais preocupantes no que respeitava a questões de performance

  -  Diretório, afetado por um processo de obtenção de dados não otimizado e por filtros e procedimentos de pesquisa desadequados

  -  Comunicações, um módulo com graves problemas de performance e com um consumo excessivo de recursos, para além de filtros disfuncionais

  - Gestão de Conteúdos, Gestão de Documentos, Gestão de Marcações e Gestão de Reuniões, todos módulos com problemas de usabilidade e disfuncionalidade

  - Área Pessoal da Intranet, Extranet e Academia, módulos com problemas relacionados com a utilização de processos não otimizados de obtenção dos dados apresentados

  - Site, onde foram detetadas várias situações de consumo excessivo de recursos e acessos desnecessários à Base de Dados, com impacto direto no desempenho do módulo

Todas estas intervenções resultaram num Portal que permite efetivamente à APS prestar o serviço de excelência preconizado a todos os seus stakeholders, e que estará sempre sujeito a um processo de melhoria contínua.

 

Resultados

A APS dispõe atualmente de um Portal moderno, flexível, ágil, apelativo, dinâmico, robusto, versátil e fiável, com notáveis melhorias na experiência dos utilizadores.

Para além da resolução dos problemas particulares específicos de cada módulo, foram identificadas e implementadas melhorias técnicas na totalidade das listagens disponíveis no Portal, com impacto ao nível da usabilidade e do tempo necessário para que a informação fosse disponibilizada ao utilizador.

A perspetiva atual da APS face ao Portal prende-se com a direção para onde deverá evoluir, por exemplo ao nível da gestão de conteúdos, para facilitar o trabalho dos vários fornecedores de conteúdos e ao mesmo tempo uniformizar e disciplinar esse fornecimento.