O crescimento exponencial dos negócios digitais, a que assistimos nestes últimos anos, fizeram-se acompanhar por notícias assustadoras, sobre a proliferação dos mais diversos ataques cibernéticos. Fatores como arquiteturas com hardwares e softwares obsoletos, passwords fracas ou aumento da attack surface representam algumas das fragilidades que poderão causar danos incontroláveis às organizações, resultando em coimas e na paragem completa destas últimas.
Para se atingir a tão desejada “Resiliência Empresarial”, a área de cibersegurança afigura-se como sendo a dimensão mais importante deste conceito. Surgindo assim uma filosofia, de Security by Design, que se tem afigurado como sendo imperativa para a segurança das organizações. Esta última deverá integrar, fundamentalmente, capacidades de Security Operation Center, ferramentas de vulnerability management, bem como de tecnologias sofisticadas que permitam identificar e conter um ataque em tempo real.
Ataques de Ransomware Dominam o Panorama das Ciberameaças
Nos últimos anos, os Ataques Ransomware tornaram-se um autêntico negócio para os cibercriminosos ou, como muitos referem, uma “praga”, cada vez mais incontornável para as empresas, com táticas cada vez mais aperfeiçoadas e um modelo de negócio de massas, no qual, os atacantes compram e vendem credenciais roubadas, bem como outros dados sensíveis.
Neste sentido, torna-se fundamental, para qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou setor, a implementação de ferramentas capazes de diminuir o risco de ver as suas credenciais privilegiadas abusadas, protegendo, desta forma, todos os ativos críticos da empresa.
Segundo a Forrester, 80% dos ataques cibernéticos envolvem o acesso a contas privilegiadas, que se afiguram como sendo o alvo principal para os atacantes. Assim, depois de estes comprometerem uma conta e obter acesso ao sistema, os cibercriminosos mapeiam, criteriosamente a rede para obter acesso a ativos de maior valor e elevar os direitos de privilégio. Todo este processo sem serem detetados.
Como Salvaguardar as Organizações?
Para dar resposta a esta poderosa ameaça, surgem soluções destinadas à gestão do controlo de acessos privilegiados, que consiste na identificação de pessoas, processos e tecnologias que requerem este tipo de acessos no centro de uma organização.
Dentro deste âmbito, destacam-se tecnologias como a Delinea, totalmente especializadas neste tipo de soluções para as empresas. Esta tecnologia tem como principal missão minimizar a superfície de ataque dos negócios, bem como melhorar a visibilidade de auditoria e conformidade, afigurando-se assim como o principal suporte para uma framework de segurança credível e mantida a longo prazo.
Entre em contacto com os nossos especialistas e descubra, em detalhe, o portfólio de soluções PAM da Delinea- líder no Gartner® Magic Quadrant™ de 2022 na Gestão de Acessos Privilegiados, e como a Noesis se assume como um dos principais parceiros desta tecnologia.
Garanta já a máxima segurança na sua organização com esta poderosa solução, aqui.