Homem a ler notícias no tablet
NEWS
12 março 2023

Altia Desenvolve Nova Plataforma de Monitorização para OMIP


Altia Ajuda o Operador do Mercado Ibérico a Cumprir com Regulamento Europeu

O Operador do Mercado Ibérico - Polo Português (OMIP) atribuiu à Altia o projeto OMIPSu, destinado a definir, desenvolver e implementar uma plataforma, para a monitorização dos mercados energéticos geridos pela entidade reguladora.

A plataforma, implementada pela Altia, irá permitir ao operador monitorizar os mercados geridos pelo OMIP, através da análise e processamento de dados, tais como os preços, volumes e quotas de mercado. Paralelamente, a presente plataforma permite que sejam implementados procedimentos e indicadores de monitorização - deteção e avaliação de ocorrências –, bem como a realização de uma análise e investigação de incidentes. Por último, facilitará a produção regular de relatórios de atividades ad hoc.

Com este projeto, a Altia fornecerá ao OMIP uma plataforma para analisar dados, em tempo real, e em market replay mode, permitindo a análise dos dados de mercado, cumprindo assim com os regulamentos europeus em vigor.

A conceção do projeto consiste em três partes. Em primeiro lugar, o desenvolvimento de um back-end, que recolhe e processa todos os dados de mercado do sistema de mensagens do OMIP; em segundo lugar, a criação de um painel de controlo, que exibe dados e estatísticas em tempo real; por último, a conceção de um front-end, para a personalização da interface e visualização dos dados processados.

A instalação desta plataforma permitirá ao OMIP atingir o cumprimento do regulamento europeu, relativo ao abuso do mercado, integrado no Regulamento (UE) n.º 596/2014, que assegura o bom funcionamento de um mercado livre de manipulações e de operações baseadas em informações privilegiadas.

 

Altia chosen by OMIP to develop its new Market Monitoring platform_LinkedIn