Homem a ler notícias no tablet
20 abril 2021

Noesis supported the What The Health Hackathon and the creation of solutions to combat COVID-19


In order to strengthen its connection with the academic community, Noesis sponsored the initiative of students from the University of Coimbra that linked Technology to the world of Health.

A Noesis decidiu aliar-se à Hackathon What The Health organizada por alunos de Engenharia da Universidade de Coimbra e promovida pelo IEEE EMBS UC, que decorreu durante os dias 9,10 e 11 de abril!

A Noesis entrou como parceira principal numa Hackathon única, que pretendeu unir a Saúde ao mundo da Tecnologia e onde os participantes foram desafiados a encontrar soluções tecnológicas para responder a problemas resultantes da pandemia de COVID-19.

A Hackathon arrancou com uma sessão de apresentação, em que Ricardo Rocha, o nosso Diretor de Marketing & Comunicação, apresentou a Noesis aos estudantes universitários que aceitaram participar nesta Hackathon.

Durante a iniciativa, os profissionais da Noesis, Mariana Junges e José Figueiredo, da nossa área de Low-Code Solutions, apresentaram os workshops Gestão de Projeto e Introdução ao Low-Code com OutSystems. O grande objetivo foi que os estudantes pudessem aplicar o conhecimento ao longo do desafio desenvolvido pela organização, em parceria com a Noesis.

Leandro Seixas, de Low-Code Solutions, e Mário João Silva, da nossa área de Enterprise Solutions, prestaram mentoria às equipas participantes durante o evento e Mariana Junges fez também parte do júri para avaliar os projetos a concurso.

 

De entre as soluções inovadoras apresentadas, destaque para a Plataforma Online Playground. Desenvolvida pela equipa “Zazes”, a solução que permite realizar jogos desportivos com outras pessoas, em forma de Plug-In para outras plataformas, foi a grande vencedora!

Em segundo lugar ficou a equipa “BIOPORT” com a solução Covid Conditioner, que inclui software e equipamento para monitorizar as sequelas causadas pelo impacto da infeção por COVID-19 no organismo e na saúde mental.

A equipa “Engenheiras Pupas” arrecadou o terceiro lugar com uma solução que pretende modernizar a app MySNS, adicionando as funções de contacto utente/ USL/HCP, de marcação de consultas e de atualização dos dados do paciente.

Mantendo o foco na inovação contínua da sua oferta, a Noesis tem uma constante preocupação com a investigação e sustentabilidade, apoiando iniciativas que aproximam a organização do meio académico. Ricardo Rocha, Diretor de Marketing & Comunicação da Noesis, refere que “desde o início que acreditámos e aceitámos participar na What the Health Hackathon. Vivemos tempos sem precedentes e este é o momento para fazermos tudo o que estiver ao nosso alcance para contribuir para o desenvolvimento de ideias e soluções tecnológicas inovadoras com real impacto na sociedade. Além disso, queremos continuar perto da comunidade académica e esta maratona tecnológica foi uma excelente oportunidade para reforçarmos a nossa colaboração com instituições e organizações do ensino superior e com os estudantes. Queremos dar os Parabéns a todos os participantes pelas soluções incríveis que desenvolveram! Durante um tão curto espaço de tempo, a inovação provou, mais uma vez, ser a solução para resolver muitos dos nossos problemas!”.