SUPORTAMOS AS NECESSIDADES TECNOLÓGICAS DA SUA EMPRESA

À medida que as organizações procuram diminuir os seus custos de funcionamento, também a componente de infraestruturas tecnológicas é alvo de reduções quanto a equipamentos e recursos humanos, o que leva à necessidade da contratação de serviços especializados a custos competitivos mas detentores de um elevado know-how. Por outro lado a compatibilização e otimização de sistemas e equipamentos diversos requer frequentemente as competências de peritos capazes de identificar as necessidades e agir em conformidade.

É neste contexto que se enquadra a unidade de negócios de Infraestruture Solutions da NOESIS, a qual apresenta uma atividade significativa no tecido empresarial nacional com cerca de 50 projetos de infraestruturas realizados só no último ano em empresas corporate nos mercados de telecomunicações, serviços financeiros e empresas de serviços.

Os serviços de Infrastruturas estão apoiado numa oferta integrada e especializada em várias áreas de competência e com parceiros de referência tanto ao nível de hardware como de produtos. Estando em condições de responder a necessidades e desafios dos seus clientes desde soluções de storage, base de dados e plataformas aplicacionais. A oferta de soluções de Cloud e IT automation potencia o valor da entrega de serviço em alinhamento com as tendências atuais.

A nossa experiência cobre as seguintes áreas:

  1. Database Services
  2. Specialized Professional Services  
  3. Storage Solutions.                                  
  4. IT Management (Cloud Services, IT Automation e Business Service Management )
  5. Systems Management (Platforms and Enterprise Architectures, Migration and Transformation processes)  

 

1. Database Services

As bases de dados representam cada vez mais um papel central e decisivo nos sistemas de informação de qualquer Organização. A capacidade de gerir e aceder rápida e eficazmente a grandes volumes de dados, é um fator importante para a qualidade dos serviços aplicacionais, contribuindo desta forma para o sucesso do negócio. Nesse sentido a NOESIS apresenta atualmente uma vasta experiência na gestão de bases de dados complexas nas vertentes de diagnóstico, avaliação de Performance e Tuning, Backup & Recovery, Upgrades e implementação de soluções de monitorização.

O portfólio de serviços é suportado essencialmente em base de dados Oracle e SQL Server:

Serviços para Oracle:

  • Instalação, configuração e manutenção
    (Single Instance and Oracle RAC environments (Ex: Oracle Farms with 8 nodes in RAC environments))
  • Migração entre versões (8i to 12c)
  • Migração entre plataformas heterogéneas (different endian formats) (Ex: PA-RISC HP-UX to Linux)
  • Database Moves between physical environments (Ex: Different Data Centers)
  • Oracle GoldenGate to minimize downtime on migrations and moves;
  • Migração de SQL Server para Oracle através do Oracle GoldenGate;
  • Oracle Data Guard;
  • Partitioning (Implementation and Maintenance);
  • Advanced Compression (Implementation and Maintenance);
  • Data Masking & Subset;
  • Oracle In-Memory;

Serviços para SQL Server:

  • Instalação, configuração e manutenção (Single Instance, Cluster);
  • Migração entre versões (2000 to 2014);
  • Database Moves entre ambientes físicos / DataCenter diferentes;
  • SQL Server AlwaysON;
  • Partitioning (Implementação e Manutenção)

 

2. Specialized Professional Services

Mesmo num datacenter com grande nível de automatização, existe sempre a necessidade de intervenção manual regular ou tomada de decisão sobre eventos e alertas de monitorização.

A NOESIS tem uma oferta de serviço orientado para o suporte e operação do IT, desde o nível da infraestrutura até à solução final para o cliente.

O modelo de serviço tem por base o suporte de procedimentos bem definidos; A manutenção de uma base de conhecimento sobre todos os serviços e atividades alvo de intervenção e o controlo continuado da execução do serviço.

Serviços no cliente ou modelo partilhados, focado nas seguintes áreas de atuação:

  • Suporte primeira linha e escalonamento;
  • Cobertura do serviço até 24x7;
  • Execução de atividades de operação;
  • Monitorização Reativa a alarmes ou outros eventos despoletados automaticamente;
  • Monitorização proactiva regular sobre agendamento e procedimentos documentados.

Este serviço pode ser prestado sobre duas modalidades.

A. Serviços especializados dedicados:

  • Equipa própria no cliente;
  • Acesso local aos sistemas e equipamentos;
  • Ferramentas de suporte disponíveis no cliente;
  • Ponto de contacto no cliente;
  • Gestão de Serviço integrado no cliente ou partilhado.

 B. Serviços especializados partilhados:

  • Equipa única atuando sobre vários clientes a partir do centro de Operações da NOESIS;
  • Serviço limitado por acesso remoto aos sistemas do cliente;
  • Gestão de casos e procedimentos sobre ferramenta na NOESIS;
  • Ponto de contacto único: web; telefone; email;
  • Gestão de serviço partilhado.

 

3. Storage Solutions

A área de Storage, está focada na procura de soluções de gestão de dados, níveis de serviço e procura de parceiros tecnológicos para atingir as melhores soluções.

Com a crescente oferta e massificação de soluções suportadas em tecnologia Flash, o armazenamento de dados no datacenter está neste momento a enfrentar um novo paradigma. Um Data Centers All Flash, pode torna-se cada vez mais uma realidade. A adoção desta nova solução tecnológica origina novos desafios em termos de performance, redimensionamento e consolidação da infraestrutura e consequentemente oportunidade para redução nos custos de licenciamento.

A oferta de Storage da NOESIS é assegurada por um fornecedor de referência:

  • A Fujitsu com a linha de storage Eternus DX, cobre todo o espetro deste os equipamentos entry level até high end, cobrindo qualquer necessidade que se traduza em capacidade, escalabilidade e performance.
    Os storage Fujitsu está classificado em várias entidades de referência com os melhores indicadores, comprovando a qualidade e capacidade superior e a escolha acertada para qualquer solução.

Na componente de Arquivo e Backup, a NOESIS aposta no CommVault Simpana como solução completa que cobre num único produto todos os casos de utilização típicos, sem necessidade de integrar diferentes produtos que cobrem área específicas de atuação.

Oferta de serviços na área de Storage:

  • Backup & Recovery;
  • Archive, Email, Files, eDiscovery & Compliance;
  • Data Reduction Deduplication & Compression;
  • Enterprise Reporting;
  • Replication, Management, & CDP;
  • Desktop / Laptop;
  • SAP Archiving – SAP Archive Link;
  • Database Archiving – Media Backup;
  • Serviços e Projetos Especializados / Suporte Técnico, cobertura H24.

Soluções completas de Storage com foco nas vertentes de flexibilidade, capacidade ou performance:

  • Entry Level > Mid Range > High End;
  • Memory Performance.

 

4. IT Management

Estes serviços visam aumentar a eficiência, gestão e entrega de serviço transversal aos vários níveis da infraestrutura tecnológica. Ao recorrer aos serviços de IT Management da NOESIS, os Clientes podem focar-se no seu negócio, dado que estes serviços se encontram tipificados para responder da forma adequada às suas necessidades: Cloud Services, IT Automation; Tasks; Processes; Services e Business Service Management. Esta abordagem permite a abstração da complexidade tecnológica e a automatização dos serviços.


Cloud Services

  • Cloud Service Brokerage – ajudar os nossos clientes nos processos de escolha/construção das soluções que melhor se enquadram nas suas necessidades, potenciando as vantagens de uma interface única e simplificada para os seus serviços, gestão de SLAs, segurança e redução de custos.
  • Hybrid Cloud Computing – ajudar os nosso clientes no desenho, implementação, suporte e operação continuada de cloud services privados, públicos e híbridos, debaixo do princípio de “build your own cloud”, que pode não implicar investimento em infraestrutura própria, utilizando recursos de service providers e centrando as soluções nas componentes e serviços de automatização processual e de catálogos de serviço customizados (Cloud as a Service).
  • Cloud Building – construção vertical de plataformas de Cloud Services, numa ótica de IT as a Service, baseados em self service catalogues e alimentados por mecânicas de automatização processual, desde o aprovisionamento infraestrutural e aplicacional para entrega de IaaS e PaaS, até à gestão completa do ciclo de vida de serviços em cloud, incluindo as componentes relacionados com chargeback/showback.


Automatização do IT

Talvez o maior diferencial no mercado é a integração com mais amplo portfólio Business Service Management no planeta.

O HP Storage Essencials tem integrações diretas com o HP Operations Manager para a gestão completa de incidentes e eventos, HP Operations Orchestration para aumento de eficiência, com mais de 30 existentes fluxos de trabalho de processo para automatizar tarefas e minimizar os erros associados à criação de novos processos e HP UCMDB para uma visibilidade completa de gestão de configurações de uma empresa, incluindo as decisões de modelagem e gestão de mudanças.

Automatização de Tarefas:

  • Orientação à tarefa
  • Automatização de tarefas atómicas ou sequenciais
  • Calendarização
  • Automatização de  Processos
  • Automatização de fluxos
  • Automatização de processos manuais e  repetitivos
  • Análise de ROI por fluxo ou processo
  • Automatização de Serviços:
  • Catálogo de Serviços ITFaturação/Chargeback/Showback
  • Análise Financeira
  • Gestão de Produto IT e do ciclo de vida de Serviços IT
  • Business Service Management
  • Plataforma de gestão centralizada – visão holística de gestão de serviços
  • Gestão de SLAs;
  • Monitorização de Infraestrutura
  • Servidores (físicos e virtuais); Rede; Storage
  • Monitorização Aplicacional
  • Transações
  • End User Monitoring
  • Gestão de Serviço
  • Análise Preditiva
  • Reporting consolidado

 

5. Systems Management

Estes serviços visam simplificar a Administração e Suporte de Sistemas e Plataformas aplicacionais; o Desenvolvimento de Projetos de migração, alteração e evolução de soluções aplicacionais; a consultadoria e implementação de Soluções de alta disponibilidade (HA) e continuidade do negócio (DR).
Oferta especializada na implementação e administração de Sistemas SAP Projetos fechados, integrado com a restante oferta de Infraestruture Services oferta para a Instalação, transformação, migração, integração em soluções distribuídos, desenho de infraestrutura e dimensionamento Sistemas SAP.

 

  • Commvault
  • Fujitsu
  • HP
  • IBM
  • Microsoft
  • Oracle
  • OutSystems
  • SAP