“Além da excelência no fabrico de veículos de alta qualidade em Portugal, a Volkswagen Autoeuropa procura estar sempre na linha da frente em termos de sistemas tecnológicos que suportam o seu negócio. Através deste projeto, monitorizamos e acedemos em tempo real a informação crítica a partir de qualquer dispositivo, em qualquer altura e em qualquer lugar. Somos atualmente uma organização mais ágil e competitiva, perfeitamente conhecedora da sua realidade interna e externa”

Margarida Pereira
Industrial Engineering & Lean Management Business Manager
Volkswagen Autoeuropa

Desafio
O desafio lançado pelo Departamento de Informática (DI) da Volkswagen Autoeuropa passou pela implementação de uma solução de Business Intelligence (BI) que permitisse uma gestão, em tempo real, dos dados de negócio da empresa.

Solução

A solução encontrada e implementada pela NOESIS mostrou-se adequada e permitiu que a Volkswagen Autoeuropa desenvolvesse mecanismos de predição de performance.
Ao abrigo da solução foi ainda desenvolvido o KPI Monitor que permite uma monitorização e reporting de indicadores chave do negócio. Os benefícios desta ferramenta, para a Volkswagen Autoeuropa, são os seguintes:
- Contribuir positivamente para a redução do tempo de desenvolvimento e para o aumento da celeridade na entrega da solução;
- Registar uma melhoria de tempo de parametrização de indicadores de negócio;
- Verificar uma melhoria da usabilidade e performance (flexibilidade e a expansibilidade do ponto de vista das interfaces com outros sistemas e fontes de dados);
- Do ponto de vista dos colaboradores possa ser possível uma contribuição individual para o desempenho da sua equipa e da área;
- Verificaram-se ainda outros benefícios como a maior transparência da informação, standardização entre as áreas e uma rápida análise de desvios e implementação
de medidas corretivas de forma mais rápida e eficaz.

A solução implementada é muito versátil permitindo uma fácil evolução e expansão para outras necessidades.

Com o recurso a tecnologia Qlikview®, a Volkswagen Autoeuropa tem agora um conjunto de recursos que permitem o desenvolvimento de processos inovadores, sobretudo ao nível de performance preditiva.

Resultados

A bem-sucedida implementação da ferramenta criou condições para que a equipa de controlo consiga executar as suas análises de forma mais eficaz e eficiente, para além disso reduziu-se significativamente o trabalho manual de gestão e controlo de indicadores. Os objectivos e benefícios esperados com a adoção de um serviço Business Intelligence foram alcançados.

Para a Volkswagen Autoeuropa os benefícios a destacar são:
- Redução de cerca de 50% do trabalho de definição e organização dos indicadores anuais a serem controlados;
- Maior simplicidade na utilização e configuração da solução.
- Design apelativo e moderno que promove a atenção dos utilizadores para os números chave;
- Futuro escalamento desta solução, para cada vez mais utilizadores.