“Este projeto foi um trabalho estimulante que evidenciou mais uma vez a capacidade da NOESIS para responder a desafios complexos de desenvolvimento de soware, nomeadamente na área de portais. O IPL dispõe atualmente de um portal web inovador, apelativo e funcional que contem informação vital às várias comunidades que o constituem.”

Ivan Baptista
Software Consulting Director | NOESIS

Desafio

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) apoia ativamente o desenvolvimento intelectual e cultural da região, tendo a seu cargo a gestão de um conjunto de comunidades e serviços que gravitam em torno do Ensino Superior, investigação e atividades conexas, multiplicadas por cinco polos escolares geograficamente dispersos na região.

Em torno destas realidades - várias comunidades, múltiplos serviços, dispersão geográfica, otimização de custos, eficiência nos serviços, modernização e integração administrativa – era imprescindível para o Instituto disponibilizar uma solução web que permitisse a otimização dos processos e a disponibilização de informação relevante.

Solução

Para responder a este desafio, a NOESIS implementou o Balcão Único Virtual (BUV), uma inovadora, apelativa e funcional plataforma Web de serviços e conteúdos que desmaterializa e otimiza processos e disponibiliza serviços e informações relevantes para cada uma das várias comunidades do IPL: público em geral, estudantes de cada uma das 5 escolas, docentes, colaboradores, futuros estudantes e alumni.

A primeira etapa passou pela identificação de todas as áreas informativas a apresentar nos vários sites. Com um site em funcionamento e universos vastíssimos de informação, esta foi uma das fases mais importantes e a fundação de todo o projeto. Da
mesma, resultou uma arquitetura de informação e de funcionalidades para cada um dos sites a implementar. A fase culminou com a construção e apresentação de mockups, aprovados pelo IPL. Validados os mockups, passou-se para a fase criativa, tendo a
NOESIS desenvolvido o design gráfico de acordo com os principais objetivos do IPL:

  • Criar uma identidade própria para cada site, mas coerente entre todos
  • Refletir modernidade
  • Criar uma imagem clean
  • Permitir a facilidade de acesso
  • Permitir a centralização e organização dos conteúdos

A NOESIS desenvolveu todo o novo conceito de comunicação e imagem, dando expressão aos elementos estéticos que criou, e propondo uma identidade própria para cada site, simples e coerente, mas imediatamente relacionada com o IPL. Com a aprovação das maquetes, o passo seguinte foi o desenvolvimento dos templates HTML. Esta fase, já mais técnica, teve como objetivo refletir fielmente as maquetes aprovadas, a sua correta implementação na plataforma SharePoint e garantir que as master pages, page layouts, web parts e user controls SharePoint cumprissem o nível de acessibilidade AA. Com todos os sites suportados pelo SharePoint, passou-se ao desenvolvimento de componentes, com o objetivo de alimentar com conteúdos as várias áreas dos sites, ligando as fontes de informação e apresentando os conteúdos, repetidamente.

A NOESIS apoiou ainda o IPL na arquitetura de informação e na arquitectura física de servidores a instalar, tendo também desenvolvido ações específicas de passagem de conhecimento em vários domínios.

O projeto foi desenvolvido sobre o Microsoft Office Sharepoint Server e entregue em conformidade com o nível de acessibilidade Triple-A do W3C Web Accessibility Initiative.

Resultados

Com este projeto, o IPL adquiriu uma nova presença perante os seus agentes (estudantes, docentes, colaboradores, comunidade local, público em geral) através de uma nova, moderna e apelativa imagem, assim como um mais vasto e completo conjunto de funcionalidades disponíveis.

O projeto teve a duração de 5 meses e envolveu 4 Consultores da NOESIS. Embora o projeto, no que diz respeito ao âmbito proposto pela NOESIS, esteja completamente desenvolvido, o IPL encontra-se a produzir internamente novas funcionalidades, esperando-se para breve o lançamento oficial dos vários portais.

O IPL em números:

  • 5 Escolas Superiores
  • 11 500 Estudantes
  •  885 Docentes
  • 314 Funcionários técnicos e administrativos
  • 62 Cursos de Licenciatura
  • 40 Cursos de Mestrado
  • 18 Cursos de Pós-Graduação
  • 1 Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados
  • 1 Unidade de Ensino à Distância
  • 2 Centros de Formação (Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica e Centro de Formação de Ativos)