Eventos
19 outubro 2017

IDC Directions: A Noesis na frente da transformação digital


A Noesis patrocinou aquele que é considerado o principal evento de TIC em Portugal. A 20ª edição do IDC Directions teve como tema a transformação digital.

Durante as diversas conferências e debates que decorreram ao longo do evento, a IDC e os principais players do setor para o mercado global e nacional partilharam as principais previsões e insights para o período entre 2017 e 2018, sobre o próximo capítulo da 3ª Plataforma Tecnológica, dos Aceleradores de Inovação e da Transformação Digital.

Os executivos nacionais ficaram, assim, a conhecer as principais orientações e as tecnologias para liderar a estratégia de transformação digital das suas organizações.

De acordo com Gabriel Coimbra, CEO da IDC Portugal, apesar do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, há um “gap digital” que está a crescer entre as empresas nacionais e as líderes mundiais. Nos últimos dois anos, a diferença duplicou, tendo aumentado de 7 pontos percentuais, em 2015, para 15 pontos percentuais em 2017.

Frank Gens, vice presidente sénior e chief analyst da IDC, acredita que nos próximos anos as organizações vão investir, cada vez mais, em soluções que ajudem a acelerar a sua transformação digital.

Cloud, Mobile, Social, Big Data, IA/Computação Cognitiva, IoT, Realidade Aumentada e Virtual e Blockchain são algumas das tecnologias aceleradoras e onde é, por isso, expetável maior investimento. Mas a base de tudo está na Cloud. Citado pelo SAPO Tek, Frank Gens deixou uma pergunta no ar: “Blockchain, machine learning, reconhecimento de imagem, serviços de suporte IoT, entre outras tecnologias – foram lançadas através de serviços de cloud computing. Se a sua organização não estiver ligada a esta infraestrutura, como é que vai inovar?"

IDC Directions 2017