Homem a ler notícias no tablet
NEWS
11 março 2024

Noesis e Expresso reunem-se para debater o tema da Cibersegurança


No dia 6 de março, realizou-se a 1ª edição da Conferência de Cibersegurança, onde a Noesis e o Expresso convidaram diferentes oradores nacionais e internacionais para falar sobre este tema tão atual

No dia 6 de março, a Noesis e o Expresso marcaram presença na 1ª edição da Conferência de Cibersegurança, realizada no Edíficio Impresa, com o intuito de abordar os principais desafios que as empresas enfrentam relativamente à cibersegurança.

Num evento conduzido e moderado pela jornalista Rosa de Oliveira Pinto, da SIC, especialistas nacionais e internacionais discutiram e analisaram as tendências emergentes e apresentaram quais as melhores estratégias a implementar contra os ataques cibernéticos.
Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a diversas palestras e keynotes que ofereceram insights relevantes sobre as últimas inovações de segurança.

Demos início ao nosso evento com uma mensagem de boas-vindas do nosso CEO, Alexandre Rosa, dirigida a todos os convidados e participantes. Onde abordou a área de Cibersegurança na Noesis, destacando-a como uma importante aposta estratégica.

A sessão de abertura contou com a presença e discurso do Dr. Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, que enfatizou a importância da literacia digital na sociedade atual.

Uma das keynotes, com mais destaque, foi apresentada por Kevin Schwarz, CTO da Zscaler, que abordou o tema "The future is Hybrid: Zero Trust Transformation", onde explicou a necessidade de as organizações adotarem a transformação zero trust para se adaptarem às mudanças dinâmicas no ambiente empresarial.

Outro ponto alto da Conferência foi a Roundtable sobre "Security by Design: The C-Level Role" onde líderes de empresas proeminentes, como Fidelidade, APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição), Visa e AMA (Agência para a Modernização Administrativa), debateram a urgência de garantir a segurança nos ambientes digitais e infraestruturas críticas.

Na sequência, Yves Wattel, VP Southern of Europe da Delinea, apresentou uma keynote esclarecedora sobre "Why PAM is important should be top of mind of the CSO?", destacando a importância crítica da Gestão de Acesso Privilegiado (PAM) na proteção contra ameaças cibernéticas.

Por fim, a segunda mesa-redonda abordou o tópico: "Securing Critical Infrastructures: Cybersecurity Challenges and Strategies for Resilient and Sustainable Operations in the Digital Age", onde convidados como o Banco de Portugal, SPMS (Seviços partilhados do Ministério de Saúde) e a participação especial de José Pereira, IT Operations, Cloud and Security Senior Director da Noesis, partilharam quais as estratégias essenciais para manter operações resilientes na era digital.

O nosso CTO, Nélson Pereira, realizou o encerramento do evento, agradecendo mais uma vez a todos os presentes e partilhando algumas notas e conclusões das sessões discutidas ao longo do evento.

O encerramento do evento foi marcado por um almoço preparado pelo Restaurante 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, promovendo um ambiente de networking e interação entre os clientes, parceiros e convidados.

Reveja aqui a Conferência na íntegra e descubra os insights partilhados.